A União Desportiva de Santo Crucifixo poderá fazer a festa do título já na jornada deste fim de semana, caso vença a partida frente ao Solpontense marcada para este domingo, 24, no Estádio João Serra, na Ponta do Sol.

É que, em caso de vitória nessa partida, o Santo Crucifixo somará 21 pontos, o máximo possível para a equipa do Rosariense, que será o seu mais direto perseguidor nessa circunstância, e beneficiará da vantagem sobre o Rosariense no confronto direto.

Outro cenário que daria ao Santo Crucifixo a conquista do título, já este fim de semana, seria a derrota do Rosariense frente ao Foguetões, no jogo deste sábado à tarde, tendo em conta que o Rosariense ficaria com um máximo alcançável de 18 pontos, os mesmos que o Santo Crucifixo já tem e com vantagem no confronto direto.

Embora seja consensual que no futebol "até ao lavar dos cestos é vindima", a verdade é que só uma 'hecatombe' tiraria ao Santo Crucifixo o "pássaro que (quase) tem nas mãos", ou seja, a conquista do seu primeiro título de campeão regional de futebol de Santo Antão norte.

Paulense-Beira Mar e Foguetões-Rosariense são os jogos marcados para este sábado. No domingo será a vez do Santo Crucifixo e o Solpontense se defrontarem.

À partida para esta sétima jornada do campeonato regional local, o Santo Crucifixo é líder destacado com 18 pontos, mais nove que os seus mais diretos perseguidores, Rosariense e Solpontense.

Na segunda metade da tabela classificativa estão o Foguetões, em quarto lugar com seis pontos, o Beira Mar, em quinto lugar com cinco pontos e o Paulense é 'lanterna vermelha' com apenas quatro pontos.

Contudo, no fundo da tabela classificativa nada está definido porque há um protesto apresentado pelo Solpontense contra o Beira Mar cujo desfecho, se for favorável ao Solpontense, dará uma nova arrumação à classificação atual.

Desde logo porque o Solpontense ganharia três pontos e poderia saltar à frente do Rosariense, tendo em conta a classificação atual e, para evitar o seu regresso ao lugar de despromoção, o Beira Mar teria de vencer o Paulense no jogo de hoje à tarde, uma tarefa extremamente difícil porque o Paulense está em risco de despromoção e não vai querer perder, já que ganhar a partida será a única forma de se salvar.

Na segunda divisão, o Torreense e o São Pedro Apóstolo defrontam-se no domingo, para a sétima jornada do campeonato desse escalão, mas apenas para cumprir calendário porque a União Desportiva de Janela já tem garantida a subida de divisão, com 10 pontos, mais um que o máximo alcançável pelo Torreense, seu mais direto perseguidor.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.