O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, garantiu no sábado, durante o encontro com os dirigentes e agentes desportivos da ilha do Maio, que o governo vai financiar a construção de um pavilhão desportivo coberto na cidade do Porto Inglês.
Segundo o governante, o objetivo do governo é criar as condições para a implementação do projeto "Desporto para Todos" e que para tal o executivo tenciona construir pavilhões desportivos em todos os concelhos e municípios, onde ainda não existe esta infraestrutura desportiva.
"O compromisso do governo é fazer com que o desporto chegue a todos e a todas as localidades e nós consideramos, dentro daquilo que é definição do programa do governo, que cada ilha em Cabo Verde deve ter um pavilhão desportivo. Em parceria com a Câmara Municipal, pretendemos construir um pavilhão desportivo cá na ilha do Maio", frisou.
Conforme avançou, o governo está em condições, com parcerias várias, de desenvolver esforços, no sentido de dotar a ilha de infraestruturas capazes de revitalizar o desporto e articula-lo com o turismo, tendo em vista que a ilha tem um grande potencial neste sector e com isso colocar o Maio na rota dos grandes eventos desportivos.
Aquele governante disse ainda que o executivo está disposto, em acordo de parceria com a edilidade, encontrar mecanismos de financiamento que envolva as duas partes na conclusão do atual estádio municipal, algo que, aliás, foi muito solicitado pelos dirigentes e agentes desportivos da ilha durante o encontro.
O ministro do Desporto admitiu ainda que é preciso criar uma representação o seu Ministério na ilha, avançando, no entanto, que isso vai ser possível em estreita articulação com a Câmara Municipal, de modo a não vir a existir atividades competitivas, mas sim complementares.
Elísio Freire considerou que as infraestruturas desportivas existentes nos diversos povoados, vilas e cidade do Porto Inglês encontram-se muito degradadas a precisarem de uma grande requalificação. Neste particular, afiançou que o governo e a edilidade precisam desenvolver programas para reabilitar essas infraestruturas.
Por seu lado, o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Keita Santos, disse que ficou satisfeito com o primeiro encontro que manteve com os dirigentes desportivos na ilha e, acima de tudo, porque o governo demonstrou, através do ministro, que tem as mesmas visões que a edilidade tem para este sector, pelo que vão trabalhar de forma concertada para darem respostas às necessidades da ilha.
"Vai haver uma parceria, aqui uma complementaridade porque nós priorizamos a conclusão da segunda fase do estádio municipal e o governo compromete-se com a construção do pavilhão desportivo, portanto vai haver uma parceria de certeza, no âmbito dos dois projetos e o desporto maiense vai sair a ganhar", acrescentou.
Keita Costa disse também que está ciente do estado em que se encontram as infraestruturas desportivas da ilha, visto que já foi feito um diagnóstico, por isso agora o desafio é fazer a manutenção e melhorar alguns aspetos.
Durante o encontro, Elísio Freire recebeu uma camisola autografada pela ARFM, como forma de reconhecimento pelo seu empenho em prol do desporto e amizade pela ilha.
Comentários