A equipa de Juventude Futebol Clube está de regresso ao primeiro escalão após uma temporada no segundo escalão onde acabou por se sagrar vencedor, mas a direção do ABC de Patim protesta da decisão da Associação de Futebol.

As duas equipas terminaram a segunda fase do campeonato regional de segundo escalão com 12 pontos e, à luz do regulamento, a Associação recorreu aos demais critérios para encontrar o vencedor.

Segundo o presidente da Associação Regional de Futebol, Pedro Fernandes Pires, o primeiro critério de desempate previsto no regulamento geral é o confronto direto, mas, neste particular, as equipas estavam empatadas porque, nos dois jogos disputados, registaram dois empates a um golo.

Sendo assim, recorreu à diferença de golos marcados e sofridos e, neste capítulo, Pedro Pires teve em conta que a formação do Juventude marcou 13 golos e sofreu quatro, ficando com um saldo positivo de nove golos, enquanto o ABC marcou também 13 golos, mas sofreu sete, ficando com um saldo positivo de seis golos.

Com base neste critério, atribuiu-se o primeiro lugar ao Juventude que, desta forma, se promove automaticamente ao primeiro escalão.

Um dos aspetos com o qual o ABC não se conforma é que dos 13 golos do Juventude, apenas sete foram marcados em jogos realizados, já que esta formação averbou duas vitórias por falta da comparência das equipas de Esperança e Nova Era.

Pedro Fernandes Pires explicou que, em caso de falta de comparência, à outra equipa é atribuída uma vitória por três a zero e estes golos entram na contabilidade para o desempate.

A formação do ABC está a analisar o caso com um advogado, antes de entrar ou não com um protesto junto do conselho jurisdicional da Associação Regional de Futebol do Fogo.

Contudo, o presidente da Associação já fez saber que a liguila entre o ABC de Patim, segundo classificado do segundo escalão, e a União de São Lourenço, penúltimo classificado do primeiro escalão, será disputada em duas partidas, nos dias 24 e 27 de Junho.

O objetivo, como referiu, é encontrar a equipa que vai integrar o grupo das 10 equipas que vão disputar o campeonato do primeiro escalão na próxima época futebolística.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.