A direção da Associação Regional de Futebol do Fogo e os clubes federados que militam no primeiro e segundo escalões reúnem-se hoje para a preparação da época futebolística 2013/14 que terá o seu arranque no dia 23 de Novembro.
O presidente da direção, Pedro Pires, disse à Inforpress que o objectivo do encontro, com o único ponto agendado, é a preparação da época futebolística, incluindo a possibilidade da realização do sorteio para o campeonato regional de futebol do primeiro escalão que decorrerá entre 23 de Novembro de 2013 e 20 de Abril de 2014.
A atual equipa diretiva da Associação Regional de Futebol, eleita em 2011 para um mandato de dois anos, devia, na opinião de alguns dirigentes dos clubes, proceder à apresentação de contas, convocar eleições e depois preparar a época.
Honório de Pina, presidente da equipa de União de São Lourenço que esta época regressa ao primeiro escalão, afirma que o encontro devia ser convocado pela mesa da Assembleia-geral e não pelo presidente da direção, anotando que como prima pelo rigor e cumprimento dos estatutos vai questionar sobre a legalidade desta reunião.
«A associação não funciona, esta sessão seria para apresentação de contas e para novas eleições, podendo a equipa atual recandidatar-se sem quaisquer problemas», disse Honório de Pina, anotando que os clubes devem pugnar-se pelo cumprimento dos estatutos e não pela ilegalidade.
Por sua vez o presidente de Juventude, Fausto do Rosário, considera que «a época deve começar com apresentação das contas de gerência e com indicação dos resultados desportivos».
Este disse que a sua equipa, na época passada, classificou-se no penúltimo lugar do campeonato do primeiro escalão e devia disputar a liga com o segundo classificado do segundo escalão o que não aconteceu, razão pela qual considera que Juventude continua a disputar o campeonato do primeiro escalão.
«Não se pode iniciar uma época desportiva com definição de equipas para cada escalão», disse Fausto do Rosário.
Para o dirigente da Associação Académica do Fogo, bicampeã regional, Mário César Rodrigues, o encontro não dispõe de qualquer ordem de trabalho e os clubes podem propor outros assuntos a serem analisados, bastando para isso que estejam unidos e interessados em promover o desenvolvimento do futebol da ilha.
A menos de um mês do início da época futebolística a nível de São Filipe as equipas da Académica e União de São Lourenço já iniciaram, há sensivelmente três semanas, as suas preparações.
Com relação a Académica, Mário César disse que o objectivo «é manter o esqueleto do ano passado» e envolver jovens valores na equipa, indicando que neste momento há um ou outro jogador, nomeadamente da ilha Brava que está a treinar com a equipa mas que ainda não tem vínculo com a própria equipa.
Já a formação de União, cujo objectivo é a manutenção no primeiro escalão e oferecer alternativa aos jovens da freguesia como meio de afasta-los dos males sociais, segundo Honório de Pina conta apenas com jovens dos diferentes povoados de São Lourenço, alguns bem distantes o que obriga a direção a custear as despesas com transporte dos mesmos para poderem participar nos treinos.
As outras equipas estão a ultimar os seus preparativos e depois do encontro de hoje, com definição dos prazos para a inscrição, vão imprimir maior dinâmica nos trabalhos de preparação.
A questão das dívidas para com a arbitragem e a Polícia Nacional que transitaram da época passada e da realização do torneio inter-ilhas vai também estar em análise neste encontro de preparação da nova época futebolística.
Comentários