Os Jogos Militares Nacionais, que decorrem neste momento em São Vicente, chegam ao quarto dia com supremacia, por agora, da 1ª Região Militar, que se tem destacado a nível colectivo, segundo o presidente da Comissão Técnica.

Conforme o capitão Isaías Brito e pelos dados obtidos até agora, a 1ª Região Militar, que “joga” em casa, vai à frente de modalidades como atletismo e pentatlo militar, o que poderá dar “alguma vantagem” ao grupo, uma vez que o vencedor dos jogos é decidido pelo somatório dos pontos a nível colectivo.

“Mas, ainda nada está decidido porque ainda faltam algumas provas e alguns dias pela frente”, considerou o responsável, garantindo que as competições decorrem “sem sobressaltos”, um panorama que espera que continue até este sábado, dia em que se encerram os jogos.

Quanto ao dia de hoje, realizaram-se nesta tarde, no Estádio Adérito Sena, a eliminatória de atletismo de 400 metros em que participaram 12 atletas, no masculino, e oito, no feminino, que disputam a final nesta quarta-feira.

Em feminino, ficaram apuradas quatro atletas pertencentes à 1ª, 2ª e 3ª regiões militares e ao Estado Maior das Forças Armadas (EMFA) e em masculino classificaram-se seis atletas provenientes das três regiões e mais ainda do EMFA, da Guarda Costeira e da Unidade de Operações Especiais.

Outras das provas, segundo a mesma fonte, que já se encontra nos momentos derradeiros, é o pentatlo militar, competição que deu início aos jogos na sexta-feira, e que das cinco provas que o compõem já estão concretizadas três.

“Realizamos natação, tiro, lançamentos de obstáculos, a superação de obstáculos vai acontecer amanhã e corta mato, nesta quarta-feira”, assegurou Isaías Brito.

As actividades dos jogos militares continuam na noite de hoje, com o torneio de futsal, que acontecem no Polivalente na zona de Chã de Alecrim.

Já nesta terça-feira estão agendadas também competições de futsal, pentatlo militar e ainda atletismo masculino e feminino em 100 metros.

A final das actividades desportivas realiza-se nesta sexta-feira e no sábado acontece a cerimónia de encerramento, que tem lugar no Centro de Estágio do Mindelo.