O jogador da selecção cabo-verdiana de Futebol Toni Varela declarou-se ontem, dia 18 de Junho, «impressionado» com o trabalho realizado pela Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), sedeada na Cidade da Praia.

O médio que joga no Sparta Rotterdam, falava à Inforpress na sequência de uma visita que efectuou hoje aos alunos no Estádio do Sucupira, Achada Santo António (Praia), onde foi recebido com entusiamo.

Conforme adiantou, o primeiro contacto que manteve com a escola foi há cerca de duas semanas na Holanda, durante o torneio da liga de futebol de Rotterdam em que, além do título de campeão, a EPIF conquistou os prémios de melhor guarda-redes e de melhor marcador, que foi para o avançado Killy.

«Isso foi marcante para mim enquanto jogador, fiquei muito contente com o trabalho desses jovens prometi que quando viesse para Cabo Verde viria assistir um treino. Cumpri dois jogos nos últimos dias e estou de férias e aproveitei este momento para visitar a escola», disse o jogador.

Toni Varela não quis falar do assunto, mas a Inforpress ficou a saber junto do responsável da escola, José Maria Ramos Lobo (Djedji), que o jogador trouxe donativo para os jovens jogadores.

Para além do jogador da selecção, a EPIF recebeu também a visita de dois jogadores profissionais que se formaram na escola.

São eles Davidson Renato da Cruz (Bijou), do Arouca (Aveiro), que subiu para a primeira liga de futebol e Jailton Miranda (Kuka) do Chaves, equipa que também passou para a segunda liga, tendo ainda sido considerado melhor marcador do seu clube.

Para o responsável da escola, José Maria Ramos Lobo (Djedji), estas visitas são «sempre importantes» para a escola já que esses jogadores tidos como referência estimulam os mais novos a apostarem também no futebol.

«É muito bom porque induz uma certa motivação e vontade de continuar a praticar o desporto. Para as crianças eles são líderes e referência», disse Djedji.

Toni Varela, 26 anos, fez a sua estreia na selecção cabo-verdiana de futebol Cabo Verde, em um amistoso contra Portugal em 24 de Maio de 2010.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.