O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, disse hoje que o futebol é “mais forte que a insatisfação das pessoas”, referindo-se às manifestações que ocorrem no Brasil.

Em declarações ao jornal Estado de São Paulo, Blatter comparou a situação vivida no Brasil - que acolhe atualmente a Taça das Conferações - com o que tem ocorrido na Turquia, que irá acolher o Mundial de futebol de sub-20 entre 21 de junho e 13 de julho e onde têm ocorrido manifestações, que colocaram o país em tensão política.

«Nós [FIFA] vimos isto também na Turquia, mas confiamos plenamente nas autoridades», afirmou o responsável máximo da FIFA na passada segunda-feira, num congresso sobre o papel das finanças no futebol.

O dirigente acrescentou: «O futebol existe aqui para unir as pessoas. Isso está claro e sei um pouco sobre as manifestações que estão a ocorrer. Acho que as pessoas estão a usar a plataforma do futebol e a presença da imprensa internacional para deixar claro certos protestos».

Na próxima quinta-feira, dia em que fecha a segunda jornada da Taça das Confederações, estão previstos protestos para várias cidades brasileiras.