Campeã da Europa em 2008 e 2012 e campeã do Mundo em 2010. O cartão-de-visita de Espanha não podia ser mais impressionante, face ao domínio internacional que conseguiu nos últimos anos e que se estendeu inclusivamente às seleções jovens.

A liderança tranquila de Vicente del Bosque, que assumiu o cargo após o Euro2008, teve o condão de reforçar a união entre as estrelas de Barcelona e Real Madrid, rivais na liga espanhola e amigos com a camisola da seleção. O experiente treinador, de 62 anos, vê a sua equipa chegar à Taça das Confederações como a grande favorita à vitória, mesmo sem nunca ter triunfado nesta competição.

Em 2009, os espanhóis pareciam estar na rota do sucesso, mas caíram surpreendentemente nas meias-finais, aos pés dos Estados Unidos da América. Desde então, ‘La Roja’ só somou sucessos.

Numa seleção onde o coletivo é a maior estrela, não há sector onde… não haja estrelas. Uma equipa que amadureceu sustentada no guardião Casillas, nos defesas Piqué e Sergio Ramos, nos médios Xavi e Iniesta, e no avançado Fernando Torres. 

Uma geração de ouro que soube chegar ao topo e por lá consolidar o seu lugar. Se a qualidade da equipa é inquestionável, resta apenas uma questão: até quando existirá a sede de triunfos? Por outro lado, o cansaço poderá pesar de forma decisiva no rendimento de Espanha, já que quase todos os jogadores habitualmente titulares tiveram uma época longa e muito desgastante ao serviço de Barcelona e Real Madrid.

Os campeões da Europa e do Mundo terão de medir forças no grupo B com Uruguai, Nigéria e Taiti, iniciando a competição frente aos uruguaios, no domingo (23h00), no Recife.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Casillas, Valdés e Pepe Reina.

Defesas: Arbeloa, Azpilicueta, Sergio Ramos, Albiol, Piqué, Javi Martinez, Jordi Alba e Nacho Monreal.

Médios: Xavi, Iniesta, Fabregas, Sergio Busquets, Juan Mata, Cazorla e Jesús Navas.

Avançados: David Villa, Fernando Torres, Roberto Soldado, David Silva e Pedro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.