Milhares de pessoas estão a manifestar-se em Belo Horizonte, no estado brasileiro de Minas Gerais, onde dentro de cerca de uma hora a seleção brasileira enfrenta o Uruguai na semifinal da Taça das Confederações.

Números da Polícia Militar apontam para cerca de 15.000 manifestantes, enquanto os organizadores anunciaram 100 mil, segundo o diário local "Estado de Minas".

Os manifestantes começaram a se reunir por volta das 11h00 locais (15h00 em Lisboa) na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte e iniciaram uma marcha até ao estádio do Mineirão, onde o jogo da Taça das Confederações começará as 16h00 (20h00 em Lisboa).

Os participantes no protesto pedem «um país mais justo» e com «menos corrupção» e alguns cartazes alertavam para a necessidade de a população «valorizar» o seu voto nas próximas eleições.

No sábado também em Belo Horizonte, uma manifestação pacífica terminou em confrontos com a polícia, também durante um dos jogos da Taça das Confederações.

Pelo menos quatro outros protestos, de menor dimensão, estão a decorrer em dois pontos de duas importantes autoestradas em Belo Horizonte, que ligam o estado de Minas Gerais ao de Espírito Santo, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal brasileira.