Realizou-se, no fim de semana, a 24.ª jornada das quatro séries do Campeonato de Portugal, com 28 jogos, 25 deles no sábado. A ronda ficou marcada pelo apuramento do União de Paredes para a segunda fase da prova. A duas jornadas do fim da fase regular, ainda há muito para decidir nas quatro séries, tanto na promoção como na luta pela manutenção.

Série A

No domingo, o USC Paredes (48 pontos) goleou o Pevidém, por 4-0, e garantiu a qualificação para a próxima fase.

Nos jogos de sábado, o já apurado e com o 1.º lugar igualmente garantido, Vitória de Guimarães B (53 pontos), bateu o GD Joane (3-2). O GD Bragança (41 pontos) consolidou o 3.º lugar ao bater em casa o Brito SC, mas já não vai conseguir o acesso à Fase de Subida à Liga 3. Na luta pela despromoção, há duas equipas condenadas - Arcos e Dumiense - e sete a tentar escapar aos restantes três lugares de descida.

Série B

Com o Leça FC (58 pontos) já apurado para a Fase de Subida à Liga 3, sobra uma vaga que está a ser disputada pelo AD Marco 09 e SC Salgueiros, ambos com 47 pontos. Os marcoenses ganharam no sábado, em casa do Marítimo B (1-0) e chegaram aos e subiram ao 2.º lugar, em igualdade pontual com os portuenses, perderam com os leceiros, no domingo. O União de Lamas venceu por 2-1 o SC Régua e ocupa agora a 4ª posição da prova.

Na fuga à descida, SC Régua, Marítimo B e SC Coimbrões já estavam confirmados no lote de despromovidos. O CD Cinfães garantiu no sábado a manutenção, escapando da zona de aflitos, onde ainda lutam outras sete formações.

Série C

O CD Fátima (46 pontos) cedeu o 2.º lugar ao Arronches e Benfica (48), que venceu o lanterna vermelha e já despromovido CA Pêro Pinheiro por 2-1, depois de perder com o Elvas. O Elvas (59 pontos) já está qualificado para a Fase de Subida à Liga 3, enquanto Fátima e Arronches e Benfica lutam pela vaga sobrante. Na próxima jornada, há duelo entre ambos, em casa dos oureenses. Na luta pela manutenção, CA Marinhense (32 pontos), SC Pombal (32 pontos), Mortágua FC (31 pontos), FC Alverca ‘B’ (31 pontos) e Benfica Castelo Branco (28 pontos) são equipas a tentar escapar da última vaga de descida. As outras quatro já estavam atribuídas a União 1919, CD Alcains, Sertanense FC e CA Pêro Pinheiro.

Série D

O Lusitano de Évora (55 pontos) está mais perto da Fase de Subida à Liga 3, após vencer na receção ao Louletano DC (47 pontos) por 1-0. O Amora FC bateu o GD Lagoa por 1-0 e manteve o 2.º lugar a salvo do SU Sintrense (49 pontos), que ganhou em casa do Serpa (1-0) e continua a dois pontos da zona de acesso à fase de promoção. O LGC Moncarapachense (45 pontos) empatou a zero em casa do Fabril Barreiro e perdeu terreno, tal como o Louletano. Na cauda da tabela, continuam seis equipas a lutar pela manutenção, sendo que apenas quatro vão salvar-se. O Estrela FC Vendas Novas já está despromovido.