A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta terça-feira a criação de um campeonato nacional de juniores de futebol feminino, já a partir de 2015/16, destinado a jogadoras do escalão sub-19 e disputado na variante de nove.

Numa nota publicada no seu site oficial, o organismo esclareceu que “50 por cento das jogadoras federadas estão incluídas no escalão sub-19” e, por isso, a nova competição “pretende dar resposta a uma necessidade detetada aquando da elaboração do Plano Estratégico Nacional para o futebol feminino.

“A FPF organizava apenas a fase final da Taça Nacional de juniores, que tinha uma primeira fase distrital. Com este novo formato, a competição terá, desde o seu início, uma componente nacional, ainda que dividida por séries regionais, para minorar os custos de deslocação dos clubes”, explicou.

O arranque do novo campeonato nacional de juniores de futebol feminino está agendado para 10 de outubro e os clubes interessados poderão fazer a inscrição na respetiva associação até 30 de julho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.