A Inglaterra qualificou-se pela primeira vez para uma meia-final do Mundial de futebol feminino, ao eliminar o anfitrião Canadá, no sábado, com uma vitória por 2-1, em jogo dos quartos de final.
No Estádio BC Place, em Vancouver, perante cerca de 54.000 espetadores, a grande maioria apoiante do Canadá, as inglesas marcaram por duas vezes no primeiro quarto de hora e conseguiram gerir a vantagem de forma a garantir a presença nas meias-finais, nas quais vão defrontar o Japão, campeão em título.
Jodie Taylor inaugurou o marcador, aos 11 minutos, depois de um erro da defesa Lauren Sesselmann, e Lucy Bronze ampliou a diferença, aos 14, com um cabeceamento certeiro, que deixou as canadianas em situação difícil muito cedo.
A seleção americana renovou as suas esperanças pouco antes do intervalo (42), quando a guarda-redes Karen Bardsley não segurou a bola pontapeada por Ashley Lawrence e permitiu à capitã Christine Sinclair marcar o seu 155.º golo pelo Canadá.
Na segunda parte, Bardsley teve de sair, devido a um inchaço num olho, e foi com Siobhan Chamberlain na baliza de Inglaterra que o público local quase desesperou com as oportunidades desperdiçadas por Melissa Tancredi (62) e Sophie Schmidt (83).
O Canadá não marcou e a Inglaterra seguiu para as meias-finais, tendo encontro marcado com o Japão na próxima quarta-feira, em Edmonton, depois de as campeãs do mundo terem derrotado a Austrália, por 1-0. Na outra meia-final, terça-feira, em Otava, defrontam-se Alemanha e Estados Unidos, ambos campeões do mundo por duas vezes.
Comentários