O Japão, campeão em título, e os estreantes Camarões qualificaram-se esta terça-feira para os oitavos de final do Mundial de futebol feminino, apurando também a Holanda, como uma das quatro melhores terceiras classificadas.

As nipónicas confirmaram o favoritismo no Grupo C e somaram o terceiro triunfo em outros tantos encontros, ao baterem em Winnipeg o Equador, por 1-0, com um golo de Yuki Ogimi, logo aos cinco minutos, com a equipa sul-americana a despedir-se do Mundial do Canadá sem qualquer ponto.

O Japão termina a ‘poule’, com nove pontos, mais três do que os Camarões, que bateram a Suíça, por 2-1, atirando as helvéticas para o terceiro lugar, com três pontos e à espera de uma possível repescagem.

Em Edmonton, a Suíça ainda se adiantou no marcador, por Ana Maria Crnogorcevic, aos 24 minutos, mas permitiram a reviravolta ao conjunto africano, graças aos tentos de Gabrielle Onguene (47) e Madeleine Ngono Mani (62).

Os Camarões vão agora defrontar a China nos oitavos de final, enquanto a Suíça, com três pontos, fica à espera de poder ser uma das quatro melhores terceiras classificadas para poder seguir em prova, precisando que apenas uma das três terceiras posicionadas ainda por apurar não tenha uma prestação melhor do que a sua.

Quem beneficiou dos resultados desta terça-feira foi a Holanda, que garantiu já a repescagem, depois de ter terminado o Grupo A na terceira posição, com quatro pontos, mais um do que a Tailândia e do que a Suíça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.