A 20.ª edição do Mundialito de Futebol feminino/Algarve Cup arranca na quarta-feira com o encontro Japão-Noruega, finalista vencido e sétimo classificado em 2012, respetivamente, enquanto Portugal mede forças com o País de Gales.

A equipa portuguesa, 46.ª do “ranking”, ficou alinhada no Grupo C do torneio, juntamente com o País de Gales (39.º da hierarquia mundial), Hungria (37.º) e México (24º).

Portugal estreia-se na quarta-feira no torneio com o jogo com o País de Gales - adversário com o qual na edição de 2012 perdeu por 1-0 -, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.

Dois dias depois joga com a Hungria e tentará repetir a façanha de 2012, quando goleou as húngaras por 4-0, o segundo melhor resultado de sempre no torneio algarvio. Em 2010, a equipa das “quinas” goleou por 5-0 a seleção das Ilhas Faroé.

No último jogo do grupo C, Portugal terá pela frente o México, equipa que defrontou duas vezes em dezembro último, no torneio do Brasil, tendo perdido um encontro e vencido outro.

No Grupo A da Algarve Cup encontram-se a Alemanha, segunda classificada do “ranking” mundial e vencedora do torneio em 2006 e 2012, o Japão (terceiro) e a Noruega (12.ª do mundo), que venceu a competição algarvia quatro vezes.

Já no grupo B, estão as detentoras do troféu algarvio e atuais campeãs olímpicas, Estados Unidos, a Suécia (sexta classificada do mundo), China (17.ª) e Islândia (15.ª).

Os Estados Unidos, que em 18 presenças no Mundialito venceram oito vezes, têm pela frente no jogo de estreia a seleção da Islândia, que com sete participações tem o segundo lugar obtido em 2011 como a melhor classificação no torneio algarvio.

No grupo A e B encontra-se cinco equipas europeias – Alemanha, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia – que estão qualificadas para o Europeu de 2013, que se disputa em junho na Suécia.

Este ano o Mundialito não vai contar com a presença de uma das grandes “estrelas” do futebol feminino dos Estados Unidos, a guarda-redes Hope Solo, que não recuperou de uma lesão no pulso. Desta forma, as maiores atenções recaem na sua compatriota Abby Wambach, que venceu a Bola de Ouro da FIFA de 2012.