A avançada Vanessa Malho alertou hoje para a necessidade das sub-19 «controlarem as expectativas», mantendo «os pés bem assentes na terra» antes do início do primeiro apuramento para o Campeonato da Europa de futebol feminino da categoria.

«Temos de manter os pés bem assentes na terra, porque sabemos que vamos encontrar bastantes dificuldades nestes desafios europeus, a nossa experiência anterior num Campeonato da Europa diz-nos isso e alerta-nos para a necessidade de nos superarmos em cada experiência», disse Vanessa Malho, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol.

Para a avançada, o pensamento da equipa está no apuramento mas lembra que a formação não se pode esquecer que antes de lá chegar tem dois jogos de preparação frente à República da Irlanda.

A jogadora, que foi eleita para o onze ideal do Europeu de 2012, na Turquia, considera que os estágios são necessários, já que o «grau de exigência aumenta com o passar do tempo», e cada estágio «representa uma oportunidade para ser melhor».

«Os estágios de preparação ajudam-nos bastante em termos físicos e técnicos, e os estágios competitivos, como o que vamos fazer na próxima semana com a República da Irlanda, ajudam-nos também em termos emocionais. É um orgulho muito grande jogar de quinas ao peito, ao mesmo tempo que pomos em campo aquilo que fomos treinando», disse, referindo-se aos jogos agendados para 03 e 05 de setembro.

Depois dos encontros de preparação com a República da Irlanda, a equipa comandada por José Paisana vai disputar o primeiro apuramento para o campeonato da Europa, na Lituânia, frente à Estónia, Suécia e à equipa anfitriã.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.