O Tondela perdeu este sábado por 1-0 frente ao Académica de Viseu, num encontro particular de caráter solidário, disputado no Estádio Santos Cardoso, em Tondela, onde o único a marcar foi Kifuta, aos 75 minutos.

Os presidentes dos dois clubes tinham lançado a partida dois dias antes, anunciando que as receitas revertiam na íntegra para os Bombeiros Voluntários de Tondela.

Esta corporação tem desenvolvido várias ações noutras áreas, com o objetivo de angariar verbas destinadas à compra de uma nova viatura de combate a incêndios.

Em relação ao jogo, o Académico de Viseu foi sempre mais perigoso do que o seu adversário, tendo o treinador Vítor Paneira apresentado uma equipa de segunda linha, aproveitando para dar oportunidade aos jogadores menos utilizados.

A determinação academista mesmo em espírito solidário contrastou com alguma apatia dos tondelenses, que viram Kifuta marcar o único golo da partida, a 15 minutos do fim.

No final, Filipe Moreira que treinou há duas épocas o Tondela, destacou a felicidade que sentiu no regresso a casa, imbuído numa ação solidária: "Se pudemos dar alguma coisa a alguém sem pensar em receber de uma forma simpática, amiga, única, o futebol também serve para isso".

Vítor Paneira salientou o facto de ter prevalecido o aspeto solidário da partida, lamentando, contudo não ter vindo mais gente ao estádio para que se pudesse ajudar de uma outra forma os Bombeiros Voluntários de Tondela.

No Estádio João Cardoso estiveram pouco mais de 400 espetadores.