O Arouca, primeiro classificado da série B do Campeonato de Portugal de futebol, espera que as subidas de divisão sejam decididas pela “meritocracia classificativa” até à data da suspensão das competições, anunciou hoje o clube em comunicado.

“Respeitamos a decisão tomada no sentido de concluir todas as competições seniores, pois entendemos que salvaguarda os interesses de todos os agentes desportivos e, em específico a saúde pública (…) a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deve indicar os dois clubes que conseguiram obter melhor resultado classificativo (entenda-se mais pontos) até à data da suspensão da competição”, refere a nota do emblema aveirense.

Esta recomendação levaria à subida de divisão do Arouca, com 58 pontos, e do Vizela, que lidera a série A com 60 pontos, mantendo no terceiro escalão o Praiense, comandante da Série C, com 53, e o Olhanense, comandante da D, a par do Real, com 57.

A FPF ainda não decidiu quais vão ser os dois clubes que acedem à II Liga, num dia em que anunciou o cancelamento dos campeonatos de futebol e futsal de 2019/20, devido à pandemia da covid-19.

“Só desta forma se poderá garantir e valorizar a dedicação, esforço e mérito dos jogadores que compões as equipas nesta competição e, consequentemente, a verdade desportiva”, finaliza o documento emitido pelo emblema aveirense.

O Campeonato de Portugal é composto por 72 clubes, dividido em quatro séries, cada uma com 18 equipas, sendo que os dois primeiros classificados de cada série são apurados para um ‘play-off’ que determina a subida de dois clubes à II Liga.

Em 12 de março, a Federação Portuguesa de Futebol, anunciou a suspensão por tempo indeterminado das provas por si organizadas, devido à pandemia de covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.