A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) reformulou os campeonatos de futebol e futsal de seniores, permitindo a promoção imediata de clubes em lugares de subida à data de suspensão dos campeonatos distritais e sem descidas de divisão.

“Permitir a subida aos clubes que, à data da suspensão, se encontravam em lugares de subida, traz menores impactos financeiros e maior objetividade nas decisões, para além de um mínimo de justiça desportiva possível”, afirmou o presidente da AFA, Arménio Pinho, citado num comunicado divulgado hoje.

As medidas foram apresentadas aos clubes na noite de quinta-feira, através de videochamada, sendo que no futebol a “estratégia futura foi pensada a três anos” e o futsal vai ter “um ano de transição”, depois da suspensão dos campeonatos para evitar a propagação da pandemia de covid-19.

Nos dois principais escalões, o número de equipas passa agora a ser de 22, com a ascensão de quatro clubes da divisão inferior em posição de subida e passam a ser divididos em duas séries, Norte e Sul. O último escalão passará a ser disputado por 28 clubes, também dividido em duas séries.

No futuro e na principal divisão distrital, “os quatro primeiros classificados de cada série avançam em conjunto e com metade dos pontos para a fase de apuramento de campeão, enquanto os restantes vão disputar a fase de manutenção, para a qual transitam com os pontos somados na primeira fase, mas mantendo-se nas mesmas séries”.

Na divisão de honra, serão promovidos os dois primeiros classificados de cada série, enquanto os dois últimos serão relegados. O mesmo método de subida vai ser usado no último escalão, subindo os dois primeiros classificados e o vencedor do jogo que vai opor os terceiros classificados, a realizar em campo neutro.

Em 2021/22, a AFA prevê regressar aos formatos habituais, sendo que o escalão principal passa a ser disputado numa fase única, por 18 clubes, com a descida de cinco equipas.

Na divisão de honra, com 26 equipas divididas em duas séries, vão subir os dois primeiros e descer os dois últimos classificados, enquanto o último escalão manterá o formato da época 2020/21.

“A reestruturação competitiva do futebol sénior aveirense terminará na temporada 2022/23, quando o principal escalão for disputado por 16 equipas, estrutura que a AFA vê como a mais adequada para a prova”, refere a nota.

No futsal, não vai haver descidas e serão promovidas à I Divisão distrital os quatro primeiros classificados da II Divisão. Na próxima época, o principal campeonato distrital será disputado por 18 equipas, divididas em duas zonas, Norte e Sul.

Os três primeiros classificados de cada série apuram-se para a fase de apuramento de campeão distrital, enquanto os restantes disputarão a fase de manutenção. Descem à II Divisão os dois últimos colocados de cada série, bem como o pior quarto classificado.

A II Divisão vai ser disputada por 12 equipas, subindo as duas primeiras classificadas à I Divisão, sendo que em 2021/22, o principal escalão regressa ao formato atual, com 14 equipas, enquanto a II Divisão será disputada por 16.

“Tendo em conta o quadro de incerteza que se avizinha, nomeadamente quanto às restrições que possam vir a ser impostas no futuro e até uma segunda vaga da crise pandémica, a AFA vai manter-se atenta ao desenrolar da realidade, tendo já pensadas algumas soluções regulamentares, de forma a ter regras bem definidas e do conhecimento de todos os clubes, antes do início de cada época desportiva”, indica o comunicado.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.