Dani Matos, aos 28 minutos, marcou o golo solitário que permitiu aos serranos capitalizarem a derrota do Freamunde, com quem ocupa os dois lugares da descida, ambos com 29 pontos.
O Sporting da Covilhã foi a primeira equipa a criar perigo e, em duas oportunidades, aos sete e aos nove minutos, Fofana podia ter inaugurado o marcador, mas, o avançado permitiu, primeiro, o corte de Paulo Oliveira e, depois, rematou ao lado.
O Penafiel conseguiu chegar perto da baliza de Nuno Santos aos 17 minutos, quando, depois de um livre apontado por Mota, Batiste cabeceou por cima da barra.
Aos 28 minutos, os serranos chegaram ao golo, por intermédio de Dani Matos. Gabi colocou a bola nas costas da defesa e Dani Matos, mais rápido do que Paulo Oliveira, bateu Riça com um remate de pé esquerdo.
A cinco minutos do intervalo, o Covilhã voltou a ter oportunidade para ampliar a vantagem mas Pimenta, entre os centrais, rematou ao lado, depois de um passe perfeito de Chula da direita.
A abrir a segunda parte, Dani Matos voltou a estar na cara de Riça, após um passe de Fofana, mas o remate acabou nas malhas laterais da baliza do Penafiel.
Ao longo da segunda parte, a equipa da casa controlou o jogo, embora não conseguisse traduzir o seu domínio em oportunidades claras de golo.
Os visitantes só conseguiram criar perigo aos 64 minutos, com Sérgio Oliveira, de fora da área, a rematar em força para uma defesa vistosa de Nuno Santos e, aos 77, com um cabeceamento de Ferreira um palmo acima da barra, na sequência de um livre da direita.
Nos últimos minutos, o Penafiel tentou empurrar os covilhanenses para a sua área, mas foi Paulico quem mais perto esteve do golo depois de uma jogada individual, que culminou com um remate à figura de Riça.