Carlos Secretário foi hoje apresentado como novo treinador de futebol do Salgueiros 08 e pediu aos sócios para «continuarem a apoiar a equipa como até aqui», prometendo, em troca, «trabalho e suor para fazer o máximo».

Antigo futebolista do FC Porto, onde jogou nove épocas, intercaladas apenas por uma temporada no Real Madrid (1996-97), Secretário alertou que a promoção, objetivo máximo pretendido pelo Salgueiros, não será fácil.

A equipa encontra-se no segundo lugar da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, a oitos ponto do Felgueiras, que «está na frente com todo o mérito».

«Vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance» para que a equipa suba de divisão, limitou-se a dizer Secretário.

Os dirigentes do Salgueiros 08 - assim chamado porque foi fundado em 2008, a partir do centenário Sport Comércio e Salgueiros, que caiu na ruína financeira - acreditam, todavia, que mesmo o segundo lugar pode garantir a subida à III Divisão Nacional.

O vice-presidente e responsável pelo futebol, Vítor Barros, disse que as coisas não estavam a correr como queriam a nível competitivo, e daí a chicotada psicológica que se traduziu na substituição de José Manuel Teixeira por Carlos Secretário.

«Hoje apresentamos o nosso quarto técnico desde que existimos», salientou o mesmo dirigente.

Vitor Barros afirmou confiar na «experiência adquirida por Carlos Secretário enquanto jogador e também como treinador».

Hoje com 41 anos, o antigo futebolista foi 35 vezes internacional português, treinou o Maia, Lousada e Arouca e encontrava-se sem clube quando foi convidado para o Salgueiros 08.

O dirigente disse que a equipa conta agora com «uma equipa ambiciosa, de que fazem parte ainda o preparador físico João Pedro e o treinador de guarda-redes Ricardo Fonseca, acreditando que com ela é possível voltar aos "principais patamares dentro de três ou quatro anos».

«Vamos apoiá-lo», prometeu um sócio salgueirista, dando assim as boas-vindas ao treinador.

Secretário foi apresentado num dos contentores colocados por trás da bancada nascente do antigo Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, em Paranhos, no Porto, onde funcionam serviços como a secretaria e o posto médico.

«Os contentores são do clube, mas o espaço é da Metro do Porto», disse Vítor Barros.

Não se sabe quanto tempo mais é que o velho "Salgueiral", como era e é conhecido este clube portuense, vai poder continuar ali, uma vez que o terreno foi comprado pela Metro para ali construir uma estação subterrânea da linha Trindade-Hospital de São João.

Nada mais existe ali, a não ser um descampado ocupado por ervas daninhas e, na extremidade poente, um pequeno campo onde a equipa sénior treina precisamente às terças-feiras, ao princípio da noite.

Foi aí que Secretário orientou hoje o seu primeiro treino, preparando já a sua estreia, marcada para domingo, na vista ao Barrosas.

Questionado sobre os motivos porque aceitou o convite para treinar o Salgueiros, Secretário respondeu: «O Salgueiros está numa prova distrital, mas continua a ser o Salgueiros que tem mística», bem como «um projeto que não é só do presente mas também para o futuro, porque quer voltar para os nacionais».