Varzim, Tondela e Fátima vão disputar, contrariados, as duas vagas em aberto para a Liga de Honra de futebol 2012/13, pois defendem que o alargamento devia incluir os vencedores das três zonas da II divisão.
«É inadmissível que uma equipa que fica em primeiro, que ganha a sua série, tenha de disputar um ‘play-off’ para subir. Em mais nenhuma divisão isso acontece. Só na segunda e não sei bem porquê. Numa altura que se faz o alargamento com seis equipas que não fizeram nada para entrar na Liga de Honra (equipas “B”), como é possível o campeão da sua serie não conseguir?», questionou à agência Lusa Ricardo Moura, técnico do Fátima.
FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo vão entrar na Liga de Honra com equipas “B”: o trio que disputa as duas vagas que sobram insurge-se contra o método.
«Não se entende este modelo competitivo. É criminoso obrigarem-nos a disputar este ‘play-off’», resume à Lusa Dito, técnico do Varzim.
O treinador Vítor Paneira, do Tondela, defendeu, por seu lado, à Lusa que o sistema competitivo «é há vários anos injusto, pois não premeia o trabalho de uma época», considerando que os clubes «mereciam mais e melhor por parte de quem decide».
O Varzim há muito tinha garantido um lugar na decisão final, tendo terminado com 14 pontos de avanço a Zona Norte, secundado por Fafe e Desportivo de Chaves.
Ao centro, o Tondela apenas garantiu o êxito na última jornada, com um triunfo por 1-0 no Bessa, frente ao Boavista, deixando o Sporting de Espinho a apenas um ponto.
O Fátima também teve de esperar pela derradeira ronda da Zona Sul, embora tenha terminado com quatro pontos de avanço sobre o Mafra, que empatou na ronda decisiva.
- Programa do “play-off” de acesso à Liga de Honra:
Primeira jornada (13 maio):
Fátima – Tondela.
Segunda jornada (19 maio):
Fátima – Varzim.
Terceira jornada (27 maio):
Tondela – Varzim.
Quarta jornada (03 junho):
Tondela – Fátima.
Quinta jornada (07 junho):
Varzim – Fátima.
Sexta jornada (10 junho):
Varzim – Tondela.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.