O São João de Ver, na série B, e o Vitória FC de Setúbal, na série D, podem garantir a presença na fase de subida à Liga 3, na 23.ª jornada do Campeonato de Portugal que se realiza este fim de semana.

Quando faltam quatro jornadas para o fim da primeira fase, e como Amarante já qualificado na série B, destaque ainda para os jogos decisivos, na série A, entre Pevidém (2º) e Tirsense (3º), e, na série C, entre SC Lusitânia (2º) e AC Marinhense (3º).

Com as lideranças das séries A e C em disputa muito acesa, o Lusitano Moncarapachense também pode dar um passo decisivo rumo à fase de promoção.

Série A: Os Limianos (40 pontos) lideram e podem solidificar a posição em caso de vitória em Montalegre, uma vez que o Pevidém (3º, 36 pontos), no jogo mais importante da jornada, recebe o Tirsense (2º com 37 pontos). Ainda na corrida por um dos dois lugares que dá acesso à fase decisiva, a AD Camacha (4º, 35 pontos), recebe, na Madeira, o Dumiense.

Série B: O Amarante (1º, 49 pontos), já qualificado, pode garantir defintivamente o primeiro lugar da tabela, se vencer em casa o Vila Meã ou se houver u, mau resultado do São João de Ver (2º, 41 pontos), fora de portas, frente ao Valadares Gaia. O segundo classificado pode, no entanto, em caso de vitória, até garantir a qualificação para a fase decisiva. Precisa de vencer o seu encontro e esperar que o Gondomar (3º, 34 pontos) perca na deslocação ao terreno da equipa B do Vitória SC, de Guimarães (4º, 33 pontos).

Série C: O União Santarém (1º, 46 pontos) joga em Rabo de Peixe e uma vitória pode dar uma margem de conforto cOnsiderável para abordar as últimas três jornadas. No jogo mais decisivo da ronda, o SC Lusitânia (2º, 44 pontos) recebe o Marinhense (3º, 41 pontos). Se os açorianos pontuarem, o Alverca B (4º, 32 pontos) fica automaticamente fora da corrida pelos dois primeiros lugares.

Série D: O comandante Vitória FC de Setúbal C (1º, 48 pontos) garante a qualificação em caso de vitória na receção ao Juventude de Évora. O Lusitano Moncarapachense (2º lugar, 44 pontos) também poderá dar um passo de gigante rumo à disputa da fase de subida se vencer, em casa, o Vasco da Gama. O Lusitano de Évora (3º, 38 pontos) terá de vencer em Serpa para continuar a acalentar esperanças de se aproximar do topo.