As seleções de futebol do Benin e do Sudão asseguraram hoje, com dois nulos frente a Líbia e Angola, respetivamente, a qualificação para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN2025), na sexta e última jornada.
O Sudão recebeu Angola, que já estava apurada em primeiro lugar no grupo F, e conseguiu manter a sua baliza inviolável, o que foi suficiente para não ser ultrapassada pelo Níger, que foi vencer ao Gana por 2-1, e ter-se-ia apurado em segundo lugar caso os sudaneses tivessem sido derrotados pela seleção lusófona.
Isto porque ficariam em igualdade pontual e no confronto direto, critério que prevalece, o Níger estava em vantagem, visto que perdeu no Sudão por 1-0 e venceu em casa por 4-0.
Angola, orientada pelo português Pedro Gonçalves, dominou totalmente o grupo, somando 14 pontos em 18 possíveis, num percurso em que não sofreu qualquer derrota, empatando apenas dois jogos, seguido do Sudão, com oito, do Níger com sete, e do Gana, com três.
Já no grupo D, o Benin precisava de pontuar na deslocação à Líbia, e saiu de lá com um nulo e um precioso ponto que lhe assegura o apuramento para a fase final, apesar de o Ruanda ter vencido na Nigéria, por 2-1.
A seleção nigeriana, que já estava apurada, confirmou o seu favoritismo, qualificando-se em primeiro lugar, com 11 pontos, seguido do Benin e do Ruanda, ambos com oito, e da Líbia, com cinco.
No grupo A, as seleções de Comores e da Tunísia já tinha obtido o ‘passaporte’ para a fase final à entrada para a derradeira jornada, mas a seleção norte-africana, hoje derrotada em casa pela Gâmbia (1-0), foi ultrapassada no primeiro lugar pelas Comores, que se impuseram, pelo mesmo resultado a Madagáscar.
Assim, Comores somou 12 pontos, mais dois do que a Tunísia, seguida pela Gâmbia, com oito, e por Madagáscar, com dois, em terceiro e quarto lugares, respetivamente.
No grupo B, Marrocos e Gabão entraram para a última jornada já qualificados, o que não impediu a seleção marroquina de golear em casa o Lesoto por 7-0, enquanto a seleção gabonesa foi vencer à República Centro Africana por 1-0.
Finalmente, no grupo L, também já estava tudo definido em relação aos dois apurados, o Senegal, que recebe na terça-feira o Burundi, e que lidera com 13 pontos, e o Burkina-Faso, que perdeu hoje no Malawi, por 3-0, e que é o segundo classificado, com 10.
A fase final da CAN2025 será disputada em Marrocos, entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026,
Comentários