A seleção moçambicana de futebol venceu a sua similar de Cabo Verde por 2-0, em jogo da 3.ª jornada do Grupo F de apuramento ao CAN2015. Kito e Reginaldo fizeram os tentos dos "mambas", que passam a somar cinco pontos, contra seis dos "tubarões azuis".

No primeiro jogo oficial entre estas duas formações dos PALOP,a formação moçambicana levou a melhor e contrariou o favoritismo dos "tubarões azuis" no estádio da Machava.

Os "mambas" entraram melhor no encontro, na procura do golo, empurrando a formação cabo-verdiana para perto da sua área. Cabo Verde sentia muitas dificuldades em sair para o ataque e apenas fez um remate à baliza na primeira parte. Os alas, os principais desequilibradores dos "tubarões azuis", não tinham bola e raramente estiveram em jogo. Odair Fortes e Garry Rodrigues raramente conseguiram bater Miro e Dário Khan.

Depois de tanto ameaçara, Moçambique chegou ao golo aos 43 minutos. Miro subiu no corredor esquerdo, cruzou para a área onde apareceu Kito a desviar para o fundo da baliza de Vozinha. Um golo que veio em boa altura, já que não deu tempo ao adversário de tentar uma reação.

No segundo tempo, João Chiçano, técnico de Moçambique, colocou em campo Reginaldo para o lugar do muito apagado Sonito. Já Rui Águas lançou todas as peças que tinha para o ataque, ao fazer entrar Heldon, Djaniny e Kuca para os lugares de Sita, Carlitos e Odair Fortes.

Apesar da forte entrada dos crioulos, foi Moçambique quem acabou por marcar, num lance de contra-ataque. Dominguez deixou dois contrários pelo caminho, cruzou para Josimar que rematou. A bola foi devolvida pela defensiva cabo-verdiana mas, na recarga, Reginaldo atirou para o fundo da baliza. Foiuma boa aposta de João Chiçano, que trocou Sonito por Reginaldo ao intervalo.

A formação cabo-verdiana lançou-se na procura de um golo que os pudesse relançar no jogo. Djaniny teve hipótese de reduzir mas o seu remate, já dentro da área, saiu por cima. Moçambique apostou no contra-ataque, na tentativa de dar a machada final mas, apesar de alguns lances de perigo, não conseguiu marcar mais.

A nível individual, destaque para a grande exibição de Dominguez, o "menino maravilha" do futebol moçamibcano. Deu muito trabalho aos defensores crioulos, com as suas fintas e arrancadas.

Depois do empate fora de portas frente a Zâmbia e do empate em casa a uma bola com o Níger, Moçambique corrigiu algums erros e fez uma grande exibição, frente a uma equipa com melhores argumentos individuais. Cabo Verde soma a primeira derrota, depois das vitórias por 3-1 frente ao Níger e 2-1 frente a Zâmbia.

Apesar da derrota, Cabo Verde continua a liderar o grupo com seis pontos, Moçambique é segundo com cinco. Zâmbia e Níger ainda não jogaram. Na próxima quarta-feira os "tubarões azuis" recebem na Praia os "mambas".