Com a seleção de Angola já afastada, a uma jornada do fim das eliminatórias, nove países garantiram, neste final de semana, presença na fase final da 30.ª edição do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN2015), a disputar-se na Guiné Equatorial, de 17 de janeiro a 8 de fevereiro.

Trata-se das seleções da África do Sul, Argélia, Burkina Faso, Gabão, Camarões, Cabo Verde, Zâmbia, Tunísia e Senegal, que se juntam ao país organizador, totalizando dez participantes.

Das sete séries em disputa, apenas o grupo E ainda não tem representante confirmado, face ao equilíbrio na classificação, onde o Gana lidera com oito pontos, seguido do Uganda e Guiné Conacri, ambos com sete, e o Togo com seis, no quarto posto, também tem possibilidades de apurar-se.

A Guiné Equatorial vai sediar a prova em substituição do Reino de Marrocos, que desistiu da organização devido a propagação do vírus do Ébola no continente.

Das seis seleções que restam para completar o número de participantes, inclui o terceiro melhor posicionado, que deverá sair do equilibrado grupo E, de acordo com o site da Confederação Africana de Futebol (CAF).

O CAN2015 vai decorrer nas cidades de Malabo, Bata, Mongomo e Ebebiyin, nesta segunda organização dos equato-guineenses, após terem feito em 2012, conjuntamente com o Gabão.

O sorteio terá lugar no dia 03 de dezembro próximo, em Malabo, capital do país.