O Comando Provincial da Polícia Nacional, em Luanda, vai implementar uma serie de medidas preventivas e de asseguramento nos arredores do Estádio Internacional 11 de Novembro, no município de Belas, com vigilância reforçada antes, durante e após a partida de futebol entre as selecções de Angola e do Congo Democrático (RDC), a realizar-se terça-feira para o apuramento ao CAN/2017, no Gabão.
Em declarações hoje à Angop, o porta-voz do comando provincial da corporação, inspector-chefe Mateus Rodrigues, disse que as medidas preventivas a serem efectuadas, por aproximadamente mil efectivos, visam evitar ocorrências que coloquem em causa a ordem pública antes, durante e depois da partida de futebol, prevendo-se muita gente e aumento do tráfego rodoviário.
“O número exacto de efectivo não importa divulgar mas, de acordo com o levantamento feito, serão destacados homens e meios suficientes para assegurar este desafio”, referiu.
De acordo com a fonte, os adeptos que se apresentarem em estado de embriaguez ou sob influência de outras substâncias serão impedidos de entrar no Estádio 11 de Novembro.
Não será permitido no recinto desportivo objectos susceptíveis de gerar ou possibilitar actos de violência, como chapéus-de-chuva, hastes de bandeiras, artigos pirotécnicos, contundentes, entre outros possíveis de serem arremessados.
O porta-voz desaconselha o transporte de avultadas somas monetárias nos bolsos, bolsas ou carteiras e o abandono a vista ou no interior de viaturas de objectos valiosos, para não atrair a atenção dos assaltantes.
O jogo será realizado as 17 horas, e os portões estarão abertos a partir das 14. Recomendou aos adeptos e outros assistentes a apresentarem os bilhetes de acesso, antes da vedação do Estádio.
“Quanto a situação rodoviária na via expressa, vamos reforçar o ordenamento e fiscalização com efectivos da Unidade de Trânsito de Luanda e Brigada Especial de Trânsito (BET), por ser a hora de regresso dos moradores da Centralidade do Kilamba para casa, e tudo vamos fazer para evitar constrangimentos”, garantiu.
Segundo Mateus Rodrigues dado a experiência policial em actividades do género, as principais infracções dos adeptos tem sido a tentativa da entrada no estádio com objectos proibidos e em estado de embriaguez.
Acrescentou que as medidas serão efectuadas mediante revistas e detenções daqueles que indiciem manifestamente tendências para actos de vandalismo.
O comando da Polícia Nacional aconselha aos pais e encarregados de educação no sentido de controlarem as suas crianças dentro e fora do estádio.
Comentários