O sorteio da Taça das Nações Africanas de futebol de 2015 (CAN2015) vai realizar-se em Malabo, na quarta-feira, pelas 17:00, duas semanas depois de Marrocos ter abdicado da organização, por causa do surto de Ébola.

Destaque para as seleções de Cabo Verde e Gabão, orientadas pelos treinadores portugueses Rui Águas e Jorge Costa, respetivamente, e que se qualificaram para a CAN2015, depois de vencerem os respetivos grupos na fase de qualificação.

Esta cerimónia tinha sido originalmente marcada para 26 de novembro, em Rabat, mas o vírus do Ébola, que matou cerca de 6.000 pessoas na África Ocidental, veio impossibilitar a realização na data prevista.

A confederação africana não aceitou os pedidos de adiamento da competição por parte de Marrocos e, depois de um mês de impasse, surgiu a Guiné Equatorial como novo país organizador da CAN2015.

A Guiné Equatorial, terceiro maior produtor de petróleo da África subsariana, tem ainda o mérito de ter participado na organização da CAN2012, juntamente com o seu país vizinho Gabão.

Apesar destes fatores abonatórios, a Guiné Equatorial vai ter apenas dois meses para organizar a CAN2015.

O formato do torneio já é conhecido: vão existir 4 grupos, cada um composto por quatro países, divididos por quatro cidades da Guiné Equatorial: Malabo, Bata, Mongomo e Ebebiyín.

Os cabeças de série do torneio vão ser a Guiné Equatorial, organizadora, a Zâmbia, vencedora da CAN2012, o Gana e a Costa do Marfim.