A União Africana expressou, esta quinta-feira, o seu agrado e felicitou a Guiné Equatorial pela sua demonstração de "solidariedade africana", ao oferecer-se para receber a Taça das Nações Africanas de 2015, marcada para os meses de janeiro e fevereiro.

"O surto de Ébola na Guiné, Libéria e Serra Leoa, não deve paralisar programas e eventos continentais", disse Nkosazana Dlamini Zuma, presidente da UA.

"O futebol é uma força unificadora única no nosso continente e no mundo", sublinhou Zuma, para quem, a UA e a CAF "compartilham valores comuns" do pan-africanismo e têm com objetivo principal a criação de condições para o "bem-estar e prosperidade" dos povos em África.

A União Africana mostra-se disponível para apoiar a CAF e exorta os outros estados-membros e a comunidade internacional a apoiar a Guiné Equatorial, país que "acaba de dar um bom exemplo de solidariedade".

A Guiné Equatorial irá acolher o CAN2015, em substituição de Marrocos, país que não quis receber a competição devido ao surto de ébola no continente africano.