A seleção angolana de futebol apurou-se hoje para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2023), vencendo a Namíbia por 3-0, em jogo realizado em Bouake, Costa do Marfim.

Um ‘bis’ de Gelson Dala, aos 38 e aos 42 minutos, em ambos os casos a passe de Fredy, abriu caminho à vitória angolana, selada por Mabululu (66), numa partida em que o guarda-redes angolano Neblú foi expulso logo aos 17, seguindo-se outro cartão vermelho, na formação da Namíbia, para Haukongo aos 40.

Os angolanos conseguem, assim, igualar o seu melhor resultado na Taça das Nações Africanas, tendo chegado aos quartos de final também em 2008 e 2010. Em ambas as ocasiões, caíram nos ‘quartos’, numa altura em que não havia oitavos de final, pelo que esta é a primeira vitória angolana de sempre em jogos a eliminar da CAN.

Angola, orientada pelo treinador português Pedro Gonçalves, defrontará Nigéria ou Camarões na próxima fase, com as duas seleções a defrontarem-se hoje em Abidjan, pelas 20:00 de Lisboa, por um lugar nos ‘quartos’.