A África do Sul eliminou a poderosa Marrocos da Taça das Nações Africanas de 2023, que se joga entre janeiro e fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.

Esta terça-feira, no Stade Laurent Pokou, Marrocos, semifinalista do Mundial2022 do Qatar e a melhor seleção africana no ranking da FIFA, caiu perante à seleção sul-africana, que se fez valer da eficácia.

Depois de um primeiro tempo sem golos, os Bafana Bafana marcaram aos 57 minutos, num contra-ataque concluído por Makgopa, a passe de Zwane.

A seleção marroquina pressionou e muito e podia ter empatado aos 84 minutos, quando o árbitro Ali Mahmood Mahmood Ismail, do Sudão, foi ao VAR para dar uma grande penalidade aos magrebinos, por mão na bola. Mas, na conversão, Achraf Hakimi, uma das estrelas da equipa, atirou por cima da barra.

Aos 90+2, Sofyane Amrabat foi expulso com vermelho direto por ter travado um adversário que ia isolado. Na conversão do livre, Mokoena atirou de forma exemplar e bateu Bono pela segunda vez, confirmando o triunfo dos sul-africanos.

No primeiro jogo do dia, o Mali bateu o Burkina Faso, por 2-1, e também seguiu para a próxima ronda, algo que não acontecia desde 2013.

Em Korhogo, a equipa maliana chegou à qualificação com golos de Edmond Tapsoba, antigo jogador do Vitória de Guimarães, na própria baliza, e Lassine Sinayoko, aos três e 47 minutos, respetivamente, enquanto o Burkina Faso ainda reduziu de grande penalidade, aos 57, por Bertrand Traoré.

Nos quartos de final, a África do Sul vai medir forças com Cabo Verde, no sábado às 20h00, hora de Portugal continental. Nigéria vs Angola (sexta-feira às 17h00), RD Congo vs Guiné Conacri (sexta-feira às 20h00), e Mali vs Costa do Marfim (sábado às 17h00) são os outros jogos dos 'quartos' da Taça das Nações Africanas.