Lúcio Antunes efetuou, na semana passada, um estágio de seis dias com o técnico português do Real Madrid, José Mourinho, no âmbito da preparação da seleção de Cabo Verde para o Campeonato Africano das Nações (CAN).

"Se eu já tinha a convicção de que Mourinho era o melhor treinador do mundo, depois de ter trabalhado com ele essa convicção ficou ainda maior", afirmou Lúcio Antunes em entrevista telefónica ao SAPO Desporto. O treinador referiu que o estágio que desenvolveu "motiva jogadores, equipa técnica e o povo cabo-verdiano. Trabalhar com o número um do mundo é diferente".

José Mourinho "aconselhou" os jogadores de Cabo Verde a jogarem sem grande pressão no CAN. Lúcio Antunes tomou nota, mas refere que num campeonato como o CAN a exigência também é necessária. "A pressao faz falta neste tipo de jogos, mas podemos ter pressão quanto baste (q.b.). Se a pressão for de mais, os jogadores não conseguem expressar as suas capacidades dentro de campo, mas se for de menos eles podem sentir-se relaxados. Se for q.b. é bom", conclui.

"As diferenças estão nos pormenores"

Para Lúcio Antunes o modo de treinar no Real Madrid e na seleção de Cabo Verde não é assim tão diferente. "Atualmente, como o futebol está, as equipas e seleções treinam quase de forma igual", explica, acrescentando: "As diferenças estão nos pormenores, na exigência em fazer cumprir aquilo que é a tua ideia de jogo e nisto o Mourinho é fantastico, é exímio."

O técnico de Cabo Verde admite que poderá usar algumas das ideias de jogo do campeão espanhol em título. "Nós nao vamos copiar, porque o Real Madrid é uma equipa diferente de Cabo Verde, tem jogadores e um modelo de jogo diferente, mas dentro da filosofia de trabalho que eles têm, algumas coisas podem encaixar na nossa forma de jogar", refere o treinador.

Cabo Verde classificou-se pela primeira vez para uma fase final do CAN e Mourinho espera que a seleção de Lúcio faça um "brilharete". Em relação aos elogios do treinador do Real, o selecionador cabo-verdiano declarou: "Todos nós temos que estar disponíveis para corresponder às expectativas que também Mourinho criou em relação a nós."

Cabo Verde integra o Grupo A do CAN2013, juntamente com África do Sul, Angola e Marrocos.