O Huddersfield derrotou, esta sexta-feira, o West Brom por 2-1, resultado que garante matematicamente ao Leeds, mesmo antes de entrarem em campo, o regresso à Premier League, 16 anos depois de terem deixado o escalão principal do futebol inglês.

O West Brom tinha de triunfar no terreno do Huddersfield Town para adiar por mais uns dias a (quase inevitável) festa do Leeds, mas a equipa onde atua Matheus Pereira acabou por sofrer um golo perto do fim que ditou a sua derrota.

Com duas partidas por disputar no Championship, o Leeds, no qual alinha o extremo português Hélder Costa, garantiu assim já a subida à ‘elite' do futebol inglês, de onde tinha caído em 2004.

Os ‘peacocks' estão igualmente próximos de assegurar o título de campeão do segundo escalão, bastando-lhes somar um ponto na visita ao Derby County, no domingo, o que até poderá nem ser necessário, caso o Brentford, terceiro colocado, com 81 pontos, não vença o Stoke, no sábado.

Para o Leeds será, assim, o fim de quase duas décadas de ausência de convívio entre os 'grandes' de Inglaterra, depois de o clube ter sido despromovido da Premier League em 2004 para não mais voltar, numa altura de grandes dificuldades financeiras.

Tal sucedeu apenas três anos depois de, com uma equipa repleta de jovens estrelas, como Ian Harte, Jonathan Woodgate, Rio Ferdinand, Harry Kewell, Lee Bowyer, Alan Smith, Robbie Keane ou Mark Viduka, o Leeds ter surpreendido o mundo com ao atingir então as meias-finais da Liga dos Campeões.

O Leeds, um dos clubes mais populares do futebol inglês, três vezes campeão nacional, chegou mesmo a descer ao terceiro escalão em 2007, demorando depois três anos a subir ao Championship, o segundo escalão.

Estávamos em 2010 e o clube de Elland Road teve de esperar mais uma década para chegar à 'terra prometida', algo que acontece agora sob o leme do carismático técnico argentino Marcelo Bielsa, conhecido como 'El Loco', que conquistou os adeptos com a sua forma de estar, sempre 'sem papas na língua', e com o seu futebol eletrizante.

Já na temporada passada a subida de escalão tinha estado muito próxima, com o clube a falhar na altura o objetivo já no 'play-off' de promoção.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.