
Causou enorme alvoroço a estreia do filho mais velho de Cristiano Ronaldo na Seleção portuguesa sub-15 de futebol.
Cristiano Santos ou Cristiano Ronaldo Júnior, ou Cristianinho como também é conhecido, ajudou Portugal a conquistar pela primeira vez o Torneio Vlatko Markovic, organizado na Croácia, depois de um título da Argentina, um dos Estados Unidos e quatro do país anfitrião.
FOTOS: As imagens da estreia de Cristianinho, filho de Cristiano Ronaldo, pelos sub-15 de Portugal
Estreia mediática
O filho de CR7 foi decisivo na final, onde estreou-se a marcar com a camisola das Quinas, e não faltaram as comparações com o pai. Depois de uma estreia discreta, o jovem de 14 anos soltou-se nos jogos seguintes e mostrou que 'quem sai aos seus, não degenera'.
A sua presença no torneio captou a atenção da imprensa internacional. Além do eco da estreia por Portugal, com várias notícias e reportagens em jornais e televisões, alguns clubes enviaram emissários à Croácia para observar o jovem avançado luso de 14 anos.
De acordo com o jornal 'The Sun', emblemas como Manchester United, Tottenham, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Leipzig, Juventus, Inter Milão, Atalanta, Hoffenheim e Salzburgo tiveram olheiros a observar o filho mais velho de Cristiano Ronaldo.
Durante o torneio na Croácia, Portugal venceu três jogos (tinha ganho ao Japão por 4-1 e à Inglaterra por 2-1) e empatou outro (1-1 diante da Grécia), resultados que lhe valeu o primeiro lugar no Grupo B. Os croatas terminaram o Grupo A no 1.º posto, num agrupamento que tinham França, Roménia e Suíça.
Na final diante da seleção local, Portugal, comando por João Santos, teve de puxar dos galões para vencer por 3-2 e fazer a festa na final do Torneio Internacional Vlatko Markovic.
Apesar de jogar frente a seleção da casa, apoiada por cerca de 2000 adeptos nas bancadas, Cristianinho mostrou dotes de goleador ao abrir o marcador, aos 13 minutos. Remate de primeira, de pé esquerdo na área com pouco ângulo, após trabalho de Carlos Moita.
O filho mais velho de Cristiano Ronaldo marcaria de novo, aos 44 minutos, num desvio de cabeça ao segundo poste, após centro de Daniel Freire. O tento da vitória lusa foi apontado por Rafael Cabral, a um minuto do fim, após os golos croatas marcados por Ivan Caleta (27') e Rio Joka (60').
Além do faro para o golo, as semelhanças com o pai são notórias. Cristianinho festejou à CR7 com o famoso 'Siiiiii' e, com a bola nos pés, faz lembrar Cristiano Ronaldo quando começou a carreira: veloz, tecnicista, bom no drible.
Avó nas bancadas a apoiar
Cristiano Ronaldo não pode estar presente na estreia do filho na Seleção, mas nem por isso deixou de assinalar o momento, nas redes sociais.
Mas na Croácia, Cristiano Júnior contou com o apoio da família, mais precisamente da avó Dolores Aveiro, que viajou com o companheiro para estar perto do neto neste momento importante.
A matriarca da família Aveiro foi partilhando alguns desses momentos nas redes sociais.
A estreia de Cristiano Ronaldo Júnior não foi a mais auspiciosa. O jovem avançado foi suplente utilizado no primeiro jogo, na goleada frente ao Japão e só entrou no segundo tempo, quando Portugal já vencia por 3-0.
Entrou nervoso, a tentar jogar simples e mais preocupado em ajudar defensivamente, num encontro de 80 minutos onde brilhou Rafael Cabral, jovem atacante do SC Braga, que fez um hat-trick.
No segundo jogo diante da Grécia, Cristianinho mereceu a confiança do técnico João Santos e foi titular, tendo saído aos 60 minutos, quando a equipa perdia por 1-0. Portugal só conseguiu empatar graças a um golo de Gonçalo Santos, extremo do FC Porto, quase a terminar o jogo.
No triunfo por 2-1 diante da Inglaterra, Cristianinho foi suplente utilizado, num encontro onde Carlos Moita e Gonçalo Fontes fizeram os tentos dos jovens lusos.
A nível individual brilharam os portugueses: Carlos Moita foi eleito o Melhor Jogador do torneio, Rafael Cabral recebeu o prémio de Melhor Marcador da prova.
Cristiano Ronaldo Júnior repartiu a formação por Juventus (Itália), Manchester United (Inglaterra) e atualmente Al Nassr (Arábia Saudita), clube onde o pai atua na equipa principal.
Comentários