Berghuis, que depois do sucedido pediu desculpas publicamente, terá reagido daquela forma depois de um colega de equipa - Brian Brobbey - ter sido alvo de um insulto racista.
O Ajax não conseguiu qualificar-se para a Liga dos Campeões depois de terminar o campeonato em terceiro lugar, atrás do Feyenoord, que se sagrou campeão, e do PSV Eindhoven.
“Estou exausto, depois de quase 11 anos na direção. Não é bom ter de tomar decisões iminentes sobre o futuro deste bonito clube, daí a minha decisão de parar agora”, disse o antigo guarda-redes.
O Groningen, que viu a descida confirmada na pretérita ronda, não jogava na segunda divisão dos Países Baixos há mais de 20 anos, nomeadamente em 1999/2000.
A equipa, que somou o sexto empate consecutivo e não vence há sete partidas no campeonato, está atualmente no quinto lugar, com 34 pontos, a sete do líder Feyenoord.
Em Amesterdão, o médio ofensivo vai partilhar balneário com o português Francisco Conceição – que também chegou esta temporada –, sob o comando de Alfred Schreuder, na tentativa de conquistar o quarto título consecutivo do campeonato neerlandês.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.