O Athletic Bilbau juntou-se hoje ao FC Barcelona na final da Taça do Rei de Espanha de futebol após vencer no terreno do Espanyol, por 2-0, depois da igualdade registada a um golo na primeira mão.

No estádio Cornellà-El Prat, a formação basca garantiu a 37.ª final da sua história, a terceira nos últimos seis anos, graças aos golos marcados na primeira parte por Aduriz e Etxeita, aos 13 e 42 minutos.

O Athletic Bilbau é o segundo clube espanhol que mais vezes levantou o troféu, em 23 ocasiões, a última já há mais de três décadas, em 1984. Os bascos vão encontrar pela terceira vez consecutiva na final o FC Barcelona, que é o recordista de vitórias com 26.

Nas meias-finais, os catalães afastaram o Villarreal com vitórias por 3-1 nos dois encontros realizados e, tal com o Athletic Bilbau, estarão presentes pela 37.ª vez no jogo decisivo da Taça do Rei.

Hoje, no estádio El Madrigal, e depois do triunfo em Nou Camp, a formação catalã praticamente destruiu as esperanças de o Villarreal alcançar a primeira final da sua história quando o brasileiro Neymar marcou, aos três minutos.

Mesmo assim, a equipa da casa ainda reagiu e chegou à igualdade pelo mexicano Jonathan dos Santos, ex-jogador do FC Barcelona, aos 39, mas tudo ficou ainda mais difícil quando Pina viu o vermelho direto já na segunda parte, aos 65.

O FC Barcelona aproveitou a vantagem numérica e chegou ao triunfo com um remate certeiro do uruguaio Suárez, aos 73, e com o segundo golo de Neymar, aos 88.

A final, cujo estádio ainda não está definido, está agendada para 30 de maio.