Está aí a final da principal prova de Clubes da América do Sul que irá colocar frente a frente, os últimos dois vencedores da Taça Libertadores em Futebol. De um lado o detentor do título Palmeiras, com Abel Ferreira ao comando que procura obter o seu segundo título continental consecutivo. Do outro lado está o Flamengo que venceu a competição há duas temporadas com Jorge Jesus no comando técnico.
Histórico na competição das duas equipas
Dois históricos em confronto e com duas vitórias no bolso. O 'rubro-negro' venceu a Libertadores em 1991 e 2019, com Jorge Jesus no comando técnico. Já o verdão saiu vencedor em 1999 e em 2020 (já com Abel Ferreira no comando técnico). Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar a final que se disputa em Montevideu no Uruguai, o vencedor sairá com a terceira vitória na competição. O Brasil irá somar o 21.º troféu mas ainda atrás dos clubes argentinos que contam com 25 troféus no seu conjunto.
Favorito no ano passado frente ao Santos, depois do triunfo por 1-0, graças a um golo de Breno Lopes (aos 90+9), desta feita o conjunto de Abel Ferreira é visto como 'outsider' para o embate frente ao mais tarimbado Flamenco, campeão em título no Brasileirão e que é orientado por Renato Gaucho. Depois da 'Era Jesus', a equipa manteve praticamente a mesma estrutura, exceptuando as baixas importante face às saídas de Gerson, Pablo Marí e Rafinha. Do lado do Palmeiras, não há a mesma 'fartura' qualitativa, num conjunto que dá enfase ao coletivo.
Caminho até à final
Para chegar à final, o 'verdão' venceu o Grupo A, superando o Independiente del Valle, de Renato Paiva e o Universitario. Afastou depois o Universidad Católica, São Paulo e Atlético Mineiro. Dois triunfos por 1-0 frente à equipa Chilena, vitória sobre o São Paulo por 3-0, depois de um empate na primeira mão. Nas meias finais, tirou do caminho o Atlético Mineiro, equipa que tem 'reinado' este ano Brasileirão, depois de 0-0 em casa e um empate fora de portas (1-1).
Do outro lado, o Mengão somou nove vitórias e três empates, saindo vencedor do grupo, superando Velez Sarsfield, Liga Quito e Unión La Calera. Nas partidas a eliminar bateu o Defensa Y Justicia por 5-1 (1-0 fora e 4-1 em casa), o Olimpia por 9-2 (4-1 fora e 5-1 em casa) e o Barcelona por 4-0 (2-0 em casa e 2-0 fora).
Nas semi-finais, bateu o Barcelona do Equador, com Bruno Henrique em destaque com quatro golos apontados no dois jogos.
Confrontos diretos entre as duas equipas
Nos recentes embates entre os dois emblemas, o Flamengo venceu na casa do Palmeiras no Allianz Park por 3-1 (bis de Michael e um tento de Pedro. Wesley abriu o ativo). No início do campeonato, triunfo também para o 'rubro-negro' por 1-0, com um golo de Pedro.
Abel Ferreira à procura de igualar Manuel José e José Mourinho
Apesar de não dispor das mesmas armas de Renato Jesús, o treinador português vai tentar através da organização coletiva bater o maior 'elenco' do Brasil onde pontificam jogadores de craveira internacional como Arrascaeta, David Luiz, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique ou Éverton Ribeiro. Abel Ferreira vai tentar assim igualar o que conseguiram Manuel José em África e José Mourinho na Europa, ao lograr a conquista do segundo título continental.
No que diz respeito ao triunfo em anos consecutivos pode equiparar-se a Manuel José que o conseguiu em 2005 e 2006.
Na conquista do ano passado, o Palmeiras somou oito triunfos, três empates e uma derrota, resultados que se traduziram em 27 golos, nove sofridos em 12 encontros.
É verdade que apenas duas equipas conseguiram revalidar o título em 30 anos de competição (O Boca Juniors em 2000 e 2001 e o São Paulo em 1992 e 1993), contudo, Abel Ferreira já provou que é bem capaz se juntar o seu nome à lista.
Onze possível do Flamengo
Alves; Luis, Luiz, Caio, Isla; Pereira, Arao; B. Henrique, De Arrascaeta, Ribeiro; Barbosa.
Onze possível do Palmeiras
Weverton, Gustavo Gómez, Felipe Melo e Luan; Mayke, Danilo, Zé Rafael e Piquerez; Raphael Veiga e Dudu; Rony.
O encontro entre Palmeiras e Flamengo, da final da 62.ª edição da Taça Libertadores em futebol, está marcado para sábado, no Estádio Centenário, em Montevideu, no Uruguai, a partir das 17:00 locais (20:00 em Lisboa).
Comentários