A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu trocar o árbitro responsável pelo VAR na final da Taça Libertadores, que opõe o Flamengo, de Jorge Jesus, ao River Plate, no próximo sábado.

Em comunicado no site oficial, a Conmebol explica que o árbitro peruano foi substituído por "incumprimento da política interna de arbitragem, com relação a entrevistas sem autorização prévia".

Na origem desta decisão está uma entrevista de Diego Haro à Radio Mitre, na qual elogiava a "revolução futebolística" do River Plate na América do Sul.

"O River fez uma revolução futebolística na América do Sul nos últimos cinco anos. Tem um jogo dinâmico e conseguiu títulos em pouquíssimo tempo. O Flamengo, por outro lado, acaba de encontrar uma filosofia de jogo com seu novo treinador. A final entre Boca e River da Libertadores do ano passado marcou-me para a vida. O jogo entre River e Flamengo também tem todos os ingredientes para ser uma grande final", disse o juiz.

Diego Haro é substituído por Esteban Ostojich, do Uruguai, na função de videoárbitro. A partida será dirigida pelo chileno Roberto Tobar.

A final da Taça Libertadores está marcada para o próximo sábado, às 20h00, no Estádio Monumental "U", em Lima, no Peru.