Um golo do médio sérvio Senad Lulic, frente à eterna rival Roma, garantiu hoje à Lazio a conquista da Taça de Itália em futebol e a presença na próxima edição da Liga Europa.

No Estádio Olímpico de Roma, as duas equipas protagonizaram um jogo emotivo e logo aos seis minutos o alemão Miroslav Klose poderia ter inaugurado o marcador para a Lazio, mas rematou ao lado da baliza.

A Roma, que com esta derrota se torna no segunda equipa histórica do futebol italiano – depois do Inter de Milão – a ficar fora das competições europeias, podia ter chegado ao golo aos 12 minutos, através do norte-americano Bradley.

A partida foi bastante disputada a meio-campo, ficou marcada por muitas entradas duras, punidas com cinco cartões amarelos nos primeiros 45 minutos.

Com o português Bruno Pereirinha no banco, a Lazio, que sucede no historial da competição ao Nápoles, podia ter desfeito o nulo, aos 35 minutos, de novo através de Klose que de cabeça pôs à prova o guardião Lobont.

No segundo tempo, a Lazio entrou mais pressionante e a AS Roma foi evidenciando alguma desconcentração, que acabou por aumentar ao minuto 77 com o golo do sérvio.

O técnico da Roma, que terminou a Liga italiana na sexta posição, ainda mexeu na equipa mas não conseguiu evitar a derrota num jogo no qual, além da Taça, estava em jogo a presença nas competições europeias.

Com o Estádio Olímpico de Roma dividido, os adeptos fizeram a festa sem incidentes, mas parecem não ter gostado da atuação do cantor sul-coreano Psy, autor da famosa música Gangnam Style, que conseguiu unir todos numa assobiadela.