O Paris Saint-Germain (PSG) apurou-se hoje para os quartos de final da Taça de França em futebol, ao vencer na receção ao Lyon por 3-0, com dois golos de Zlatan Ibrahimovic a abrir o caminho do triunfo.

O Lyon, com o internacional português Anthony Lopes, conseguiu resistir meia parte ao maior poderio do PSG, mas depois do intervalo Ibrahimovic 'desatou o nó' com dois golos no espaço de quatro minutos, aos 63 e 67, e o destino da partida ficou traçado.

A formação da capital ainda chegou ao terceiro golo pelo jovem Adrien Rabiot, aos 75 minutos, mas a vitória e o apuramento já estavam 'selados' com os dois golos do internacional sueco, confirmando que o PSG é uma equipa à parte no atual contexto do futebol francês.

Emocionante foi o embate dos oitavos de final que opôs o Bordéus ao Nantes, que terminou com a vitória da equipa visitante por 4-3, após prolongamento e várias oscilações no marcador.

O Bordéus abriu o marcador logo aos seis minutos, pelo médio marroquino Jaune Bammou, mas, à passagem do minuto 22, Enzo Crivelli repôs a igualdade, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, o Bordéus recolocou-se em vantagem, aos 51 minutos, pelo médio gabonês Andre Biyogo Poko, mas, aos 65, o avançado islandês Kolbein Sigthorsson fez o 2-2, empate que se verificava no final do tempo regulamentar, o que obrigou a recorrer a um prolongamente de meia-hora.

Mais uma vez, o Bordéus adiantou-se e fez o 3-2, pelo brasileiro Malcom, mas o Nantes não só voltou a igualar, aos 98 minutos, pelo médio Johan Audel, como deu a volta ao resultado, aos 118, pelo norte-americano Alejandro Bedoya, golo que 'carimbou o passaporte' para os quartos de final.

O Saint-Étienne também garantiu hoje uma vaga nessa fase da prova, ao vencer no terreno do Troyes por 2-1, mas também precisou do prolongamento para o fazer, depois do 1-1 que se registava no final do tempo regulamentar. O golo decisivo foi marcado aos 107 minutos, por Neal Mangay.

Finalmente, o Lorient, com o internacional português Raphael Guerreiro a titular, não sentiu dificuldades para assegurar um lugar nos quartos de final, ao vencer no terreno do modesto Sarre Union, equipa do quarto escalão do futebol francês, por 4-0.