O Ajax deixou o último lugar da Liga neerlandesa de futebol depois de vencer hoje na receção ao Volendam, por 2-0, em jogo em atraso correspondente à terceira jornada, na estreia do novo treinador, John van’t Schip.

Os golos que deram a segunda vitória ao Ajax no campeonato foram marcados pelo internacional neerlandês Steven Bergwijn, aos 57 minutos, e pelo avançado inglês Chuba Akpom, aos 89.

O clube de Amesterdão, quatro vezes campeão europeu, por onde passaram jogadores da dimensão de Johan Cruyff, Marco Van Basten, Frank Rijkaard e Patrick Kluivert, vive tremenda crise de resultados que o fez cair para um inédito último lugar da Eredivise.

À entrada para o jogo de hoje, o Ajax somava 10 jogos consecutivos sem vencer em todas as competições (sete derrotas e três empates) e sete jogos consecutivos sem vencer para o campeonato (cinco derrotas e dois empates).

A vitória de hoje sobre o Volendam permitiu à equipa deixar a lanterna-vermelha para subir ao 15.º lugar, primeiro acima da zona de despromoção, com oito pontos, ultrapassando Vitesse (16.º), com os mesmos pontos, Volendam (17.º) e Utrecht (18.º), ambos com sete.

A última vitória do Ajax tinha ocorrido há três meses, mais precisamente a 12 de agosto, na receção ao Héracles, goleado por 4-1, na primeira jornada da Eredivisie.

O Ajax tinha anunciado na última segunda-feira que John van’t Schip iria regressar ao clube como treinador interino até ao final da temporada, sendo que iniciara a época sob o comando técnico de Maurice Steijn, entretanto substituído por Hedwiges Maduro, que assumira o cargo também com caráter interino, e que foi afastado esta semana após a derrota frente ao PSV Eindhoven no último domingo.