A Federação Russa de Futebol (FRF) pediu hoje aos adeptos do seu país que moderem o comportamento no Euro2012 e condenou as atitudes violentas ocorridas na Polónia, já penalizadas pela UEFA.

«Condenamos os atos de violência no interior e exterior dos estádios. Pedimos a todos os adeptos russos que se mantenham calmos e se comportem de acordo com os regulamentos da UEFA», refere a FRF em comunicado.

O organismo manifesta a sua oposição a «atos de violência e à utilização de material pirotécnico no interior dos estádios».

Na quarta-feira, a comissão de disciplina da UEFA puniu, com pena suspensa, a Rússia com a perda de seis pontos na qualificação para o Euro2016, a disputar em França.

De acordo com a UEFA, que também condenou a FRF ao pagamento de uma multa de 120.000 euros, «a decisão está suspensa por período probatório, a contar a partir de agora e até ao final do ‘play-off’ de acesso à fase final Euro2016».

No processo aberto contra a FRF, a UEFA acusou os adeptos russos de conduta imprópria, de uso e arremesso de objetos pirotécnicos e de exibição de tarjas ilícitas no jogo com a República Checa, da primeira jornada do grupo A.

A FRF dispõe do prazo de três dias para recorrer da decisão da UEFA.

Entretanto, o organismo que gere o futebol europeu, instaurou outro processo à FRF, e também à sua congénere polaca, devido a incidentes no jogo entre ambas as seleções, relativo à segunda jornada da “poule” A.