Portugal diz adeus ao Euro2012, com a lotaria dos penáltis a enviar a equipa das quinas mais cedo para casa, na penúltima paragem antes de Kiev.
Minutos antes de começar o jogo em Donestsk, na Ucrânia, foram poucos os portugueses que se juntaram na Fan Zone de Varsóvia, na Polónia, para assistir ao desafio das meias-finais.
Adeptos portugueses e espanhóis juntaram-se para entoar cânticos dirigidos às suas seleções, mas os apoiantes da "Fúria Roja" estavam em maioria.
«Portugal esta a fazer uma grande exibição neste Euro2012, mostraram o valor de Portugal. Temos de pensar em finais. Portugal tem mostrada a cada jogo a sua ambição. Pequeninos mas com muito valor», disse um adepto português, a viver na Polónia, e que arriscou em nomes como Ronaldo e Nani para marcarem os golos lusos.
O jogo foi transmitido no ecrã gigante da Fan Zone da capital polaca, ao lado do palácio cultural, e até ao fim dos 120 minutos, os portugueses estiveram sempre em disputa com os rivais de Espanha. com muitos polacos a apoiarem a formação orientada por Paulo Bento.
Na lotaria dos penáltis, os lusos roeram as unhas mas de nada valeu. Os penáltis falhados por João Moutinho e Bruno Alves levaram à eliminação de Portugal neste Euro2012.
«Foi o nosso melhor jogo, Foi perfeito. Os espanhóis tiveram sorte. Faltou um avançado. Foi azar. Taticamente fomos impecáveis. Ao início fomos um bocado injustos com esta seleção. Só no fim é que reconheceram o valor», afirmaram os adeptos portugueses.
Portugal despede-se do Euro2012, com o sentimento que a determinação e vontade podem não ser suficientes para chegar a uma final.