Alketas Panagoulias, selecionador que levou a Grécia à primeira participação num Europeu, Itália1980, e num Mundial, EUA1994, morreu aos 78 anos, confirmou hoje a UEFA.

Depois de começar a sua carreira de jogador no Aris de Salónica, em 1951, Panagoulias iniciou-se como treinador em 1972 e foi adjunto do selecionador da Grécia Billy Bingham, o qual substituiu um ano depois para levar os gregos à sua primeira fase final de um Europeu, em Itália1980.

Panagoulias treinou ainda o Olympiacos e a seleção do Estados Unidos antes de assumir novamente o comando da equipa nacional grega, a qual qualificou para a fase final do Mundial dos Estados Unidos de 1994.

O presidente da Federação grega, Sofoklis Pilavios, afirmou que a morte de Panagoulias «é uma grande perda», lembrando que se tratava de «uma grande personalidade tanto no desporto, como na política desportiva».

«Foi o pioneiro que guiou a equipa da Grécia ao seu primeiro grande êxito», acrescentou.

A Grécia, treinada pelo português Fernando Santos, apurou-se para os quartos de final ao vencer a Rússia, por 1-0, e irá defrontar a Alemanha, sexta-feira em Gdansk.