Um Portugal dominado por Ronaldo contra uma Espanha onde as expetativas estão mais distribuídas - esta é a conclusão mais visível da análise do Twitteuro a poucas horas da meia final que opõe esta noite os dois países.

Cristiano parece esmagar a popularidade dos seus colegas de equipa - tanto que alguns nem sequer aparecem representados na página (veja aqui a imagem). O capitão português teve 9.759 tweets entre dia 24 de junho (depois do apuramento de Espanha, portanto) e as 11h de hoje - o que corresponde a 86% de todas as referências a jogadores portugueses. 

São precisos cinco jogadores espanhóis - Xabi Alonso (o mais tweetado da equipa, com 3158 referências / 27% do total da equipa), Xavi, Iniesta, Casillas e Piqué - para chegar, no mesmo período, aos quase 10 mil tweets de Ronaldo. Veja aqui a imagem completa da equipa espanhola.

Quanto às equipas em geral, e também desde dia 24, não tem havido diferenças significativas no número de tweets sobre Portugal e sobre Espanha. Em ambos os casos, o valor tem crescido à medida que se aproxima a hora do confronto. Há um ligeiro domínio português nas últimas horas - 17 444 tweets sobre a equipa lusa entre as 11h de 26 e as 11h de 27 de junho, contra 16 841 dos espanhóis. A maioria dos tweets, nestas últimas horas, mostra a expetativa dos fãs (há quem não tenha dormido a pensar no jogo), com algumas estatisticas da performance das duas equipas e muitos prognósticos à mistura.

Já olhando para os dados desde o início da competição, a Espanha é mais popular no Twitter, com  cerca de 611 mil referências contra 525 mil de Portugal. O pico de tweets sobre Portugal ocorreu no dia 21, após o golo de Ronaldo frente à República Checa (cerca de 40 mil twets); Espanha teve o seu momento alto logo no dia 10, com cerca de 50 mil tweets durante o jogo frente à Itália. No total, já foram publicados quase 6,7 milhões de mensagens no Twitter com referências ao Euro.

Acompanhe a popularidade dos jogadores dia a dia no Twitteuro e veja como participar.

Top de jogadores das equipas de Portugal e Espanha entre 24 e 27 de junho, com número de tweets:

Cristiano Ronaldo  - 9 795
Xabi Alonso - 3 158
Xavi  -  1 906 
Iniesta  - 1 748
Casillas  - 1 311
Piqué  -  1 100
Pepe   -  908
Busquets  -  888
Fàbregas   - 881
Nani -  686

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.