Centenas de jovens em carros e motorizadas estão desde o final da tarde em Díli a apoiar a seleção de Portugal, muitas horas antes do jogo com o País de Gales, das meias-finais do Euro2016 de futebol.

As bandeiras portuguesas, que se viram pontualmente num ou outro veículo e nas mãos de um ou outro timorense, multiplicaram-se bastante ao final da tarde e início da noite, hora local.

Cerca das 19:00 (11:00 em Lisboa), já noite em Díli e nove horas antes do inicio do jogo em Lyon, França, ouviam-se em vários pontos da cidade caravanas de motos e outros veículos com jovens que buzinavam, especialmente à passagem por locais portugueses ou com ligação a Portugal.

A embaixada de Portugal, a residência do embaixador, a delegação da Lusa e espaços como o Hotel Timor suscitavam as maiores buzinadelas, num festejo que recorda as celebrações que marcaram a vitória na semana passada de Portugal sobre a Polónia, nos quartos de final.

O Governo deu hoje, quarta-feira, tolerância de ponto e na quinta-feira é feriado, uma vez que o dia que assinala o fim do Ramadão faz parte do calendário de feriados em Timor-Leste, o que deixa antever uma festa ainda maior do que o normal caso Portugal vença.

O encontro é transmitido a partir das 04:00 e há vários locais onde a comunidade portuguesa se vai concentrar, nomeadamente no Hotel Timor e no espaço Doce Tentação, um novo café e restaurante instalado na sede do Sport Díli e Benfica.