A seleção portuguesa de futebol viajou, esta quarta-feira, para o Porto, onde recebeu as insígnias da Ordem de Mérito, que foram entregues pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Um mês e meio depois, vou entregar aos melhores da Europa as insígnias atribuídas pela vossa vitória em Paris. Pelo calor humano e amizade que nos habitou, esta segunda homenagem só poderia acontecer na Cidade Invicta, invicta por que é invencível. Assim se mostra a dualidade de Portugal. Todos nos orgulhamos porque Portugal é de todos e é sempre o mesmo. No futebol somos os melhores da Europa”, discursou Marcelo Rebelou de Sousa.

Sem o capitão Cristiano Ronaldo, que está lesionado e falhou a convocatória, toda a comitiva portuguesa foi recebida de forma eufórica na Câmara Municipal do Porto, pelo presidente da cidade Rui Moreira e ainda pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

“A minha primeira palavra vai para cumprimentar o presidente da República por se ter lembrado do Porto e ter feito esta homenagem aqui. Muitas pessoas do norte e do Porto, que viveram as emoções com a nossa grande vitória em França, estavam desesperadas por olhar para a Taça de Campeões Europeus. Agradecer também ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que muito contribuiu para esta fantástica vitória. Quanto aos jogadores, a Taça não é nossa, é vossa. Em nome do Porto muito obrigado”, disse Rui Moreira, visivelmente orgulhoso.

No Salão Nobre, treinadores e jogadores foram recebendo, um a um, receber as insígnias da Ordem de Mérito. Nani foi o responsável por recolher em nome dos ausentes: Cristiano Ronaldo, Anthony Lopes e Vieirinha. Como seria de esperar, o nome de Ricardo Quaresma foi o que mais se ouviu no momento da chamada.

Depois coube ao próprio Nani, capitão na ausência de Cristiano Ronaldo, mostrar a Taça de Campeão Europeu aos portuenses a partir da varanda da Câmara para a alegria dos presentes na Praça General Humberto Delgado.

Na quinta-feira, dia do jogo com Gibraltar, a taça estará em exposição no estádio até às 16:00. O encontro terá início às 19:45.

Depois deste particular, Portugal começa a preparar o embate com a Suíça, da primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial2018, que será em Basileia, na terça-feira.

Portugal está inserido no Grupo B juntamente com as seleções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.