Portugal poderá garantir, esta sexta-feira, o apuramento para a fase final do Europeu de 2024, que se vai jogar na Alemanha, entre 14 de junho a 14 de julho. Os lusos recebem no Estádio do Dragão a Eslováquia e, em caso de vitória, garantem automaticamente a qualificação para a fase final da prova.

Mas um empate pode chegar para Portugal no Grupo J, se a Islândia perder diante do Luxemburgo. Se o apuramento não acontecer já amanhã, na segunda-feira, a seleção nacional tem nova oportunidade, na Bósnia-Herzegovina.

Neste grupo a Bósnia e Herzegovina não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder e a Eslováquia vencer Portugal.

No entanto, a primeira seleção a apurar-se, depois da anfitriã Alemanha, poderá ser a Escócia. Os escoceses, que de forma surpreendente lideram o Grupo A, só precisam de um empate na visita à Espanha já esta quinta-feira para garantirem um vaga.

Caso a Noruega de Erling Haaland não vença o Chipre, a Escócia pode apurar-se mesmo com uma derrota para a 'Roja', segundo colocado no Grupo A. Os espanhóis precisam de vencer para não perder mais pontos: a Espanha soma nove pontos em quatro jogos, a Escócia tem 15 em cinco partidas.

Já o Chipre ficará fora dos dois primeiros lugares se não vencer ou se a Espanha não perder.

No Grupo B, a vice-campeã mundial França soma cinco vitórias em cinco jogos e visita os Países Baixos na sexta-feira em busca de três pontos que garantem a sua presença no EURO2024. Um empate também servirá para os 'Bleus' se a Grécia, terceira colocada, for derrotada pela Irlanda.

A 'Laranja Mecânica', que em março foi goleada pela seleção francesa por 4-0, em Paris, não conta com vários nomes: Sven Botman, Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Memphis Depay e Cody Gakpo.

Neste grupo, a Irlanda ficará fora da luta se perder, ou se empatar e os Países Baixos vencerem.

Grande duelo entre Inglaterra e Itália

O confronto no Grupo F entre os dois líderes, Áustria e Bélgica, dará uma vaga ao vencedor da partida. O Azerbaijão está obrigado a vencer, ou que Bélgica e Áustria empatem, caso contrário, não poderá terminar num dos dois primeiros lugares.

A Estónia já não pode terminar num dos dois primeiros lugares.

Para outras grandes potências do continente, o caminho pode não ser tão simples. O duelo entre Inglaterra e Itália, na terça-feira, em Wembley (Londres), numa reedição da final de 2021, vencida nos penáltis pela 'Azzurra', será fundamental no Grupo C. Inglaterra lidera com 13 pontos em seis jogos, Itália tem sete pontos em quatro jogos.

Antes, os ingleses farão amigável com a Austrália na sexta-feira, enquanto os italianos, que não estiveram na fase final do Campeonato do Mundo de 2022, fazem um jogo teoricamente mais fácil contra Malta no sábado, no apuramento para o EURO2024.

A Croácia, que recebe a Turquia esta quinta-feira e visita o País de Gales no domingo no Grupo D, também procura ficar mais perto do EURO2024, após terminar o último Mundial2022 na terceira posição. Os croatas lideram com 10 pontos em quatro jogos, os mesmos pontos da Turquia que tem cinco jogos.

No Grupo G nada ficará decidido, para já. Hungria lidera com 10 pontos em quatro jogos, a Sérvia tem os mesmos 10 pontos mas mais um jogo que os húngaros. Segue o Montenegro, na 3.ª posição com oito pontos. A Bulgária ja sabe que não conseguirá terminar num dos dois primeiros lugares se não vencer nesta ronda, a mesma situação da Lituânia.