Espanha e Bélgica golearam hoje o Chipre (6-0) e a Estónia (5-0), respetivamente, enquanto a Itália, campeã em título, derrotou a Ucrânia (2-1), em jogos da fase de qualificação para o Euro2024 de futebol.

A atual campeã europeia Itália obteve um importante triunfo no Stadio Giuseppe Meazza, em Milão, já que ‘apanhou’ precisamente a Ucrânia no segundo lugar do Grupo C, no qual também está a Macedónia do Norte, todas com sete pontos, a seis da líder Inglaterra.

O triunfo para a ‘squadra azzurra' foi construído por culpa de um ‘bis’ de Davide Fratesi (12 e 29 minutos), que teve resposta ainda dentro do primeiro tempo, pelos ‘pés’ de Yarmolenko (41). O guarda-redes Trubin, do Benfica, não saiu do ‘banco’ ucraniano.

No outro desafio, a Macedónia do Norte confirmou o favoritismo em Malta (2-0), igualmente com um resultado construído na primeira parte.

Em Bruxelas, a Bélgica, líder da ‘poule’ F, protagonizou uma das goleadas da noite, na receção à Estónia (5-0), que, ao intervalo, já perdia por dois golos de diferença, da autoria do ex-benfiquista Vertonghen (04) e Trossard (18), antes de Lukaku (56 e 58) 'bisar' e De Ketelaere (88) sair do ‘banco’ para fechar a contagem, já após o descanso.

Com golos de Gregoritsch (53) e Arnautovic (56 e 69), o último de penálti, a Áustria, que partilha o primeiro lugar com os belgas, ambos com 13 pontos, foi à Suécia vencer por 3-1, num encontro em que o sportinguista Gyokeres alinhou de início nos anfitriões, que marcaram pelo suplente utilizado Holm (90).

No Grupo A, que a Escócia comanda confortavelmente, fruto de cinco triunfos em outros tantos desafios, a perseguidora Espanha goleou a modesta seleção do Chipre, em Granada, com tentos de Gavi (18), Merino (33), Joselu (70), Ferran Torres (73 e 83) e Baena (77), enquanto os remates certeiros de Haaland (25) e Odegaard (35) deram à terceira colocada Noruega o triunfo sobre a Geórgia (2-1).

Na seleção nórdica, que ainda consentiu o tento de Zivzivadze (90+1) a acabar, o benfiquista Aursnes foi titular.

De resto, a líder Suíça bateu a seleção de Andorra (3-0), graças aos golos de Cedric Itten (49), Xhaka (84) e Shaqiri (90+3), para o Grupo I, no qual o desafio Roménia-Kosovo (2-0) ficou marcado por uma interrupção, à passagem do minuto 18, devido a mensagens e cânticos proferidos por parte dos adeptos romenos.

Os anfitriões, no segundo posto, acabaram por jogar grande parte do jogo em superioridade numérica, com os dois golos da partida a surgirem da reta final do desafio, por Stanciu (83), que se redimiu do penálti desperdiçado minutos antes, e de Mihaila (90+3).

Da mesma ‘poule’, o desfecho entre Israel e Bielorrússia parecia ser o ‘nulo’ (0-0), mas, já em período de descontos, Gabi Kanichowsky (90+3) deu o triunfo aos israelitas, que se mantêm a três pontos dos helvéticos.