Portugal procura na sexta-feira fugir ainda mais na liderança do Grupo J e ficar praticamente com o apuramento para o Euro2024 de futebol no ‘bolso’, na deslocação a Bratislava para defrontar a Eslováquia.
Após quatro vitórias, a seleção nacional chega à quinta jornada no comando do Grupo J com 12, mais dois do que os eslovacos, segundos classificado, e mais cinco que o Luxemburgo, terceiro, posição que já não dá acesso ao próximo Campeonato da Europa.
Bósnia-Herzegovina e Islândia somam três pontos, enquanto o Liechtenstein continua a zero.
Novo triunfo, desta vez em Bratislava, deixa Portugal ainda mais líder do agrupamento e com hipóteses mais fortes de poder festejar o apuramento já em outubro, antes dos jogos finais do grupo agendados para novembro.
O Luxemburgo-Islândia e a Bósnia-Liechtenstein completam a quinta jornada do Grupo J.
A campanha começou em março, com Roberto Martínez a viver precisamente a sua estreia como o novo líder da seleção portuguesa perante o Liechtenstein, em Alvalade, com Cristiano Ronaldo, com um ‘bis’, João Cancelo e Bernardo Silva a ‘construírem’ o 4-0.
Foi a primeira vitória lusa no arranque de uma fase de qualificação para um Europeu em mais de 20 anos.
Três dias depois, goleada no Luxemburgo (6-0), novamente com dois golos de Cristiano Ronaldo, com Bernardo Silva, João Félix, Otávio e Rafael Leão a ‘assinarem’ os seus nomes na lista dos marcadores.
Em junho, no Estádio da Luz, novo triunfo robusto, desta vez por 3-0 e sobre a Bósnia-Herzegovina, com golos de Bernardo Silva, aos 44 minutos, assistido por Bruno Fernandes, que marcou o segundo, aos 77, e o terceiro, aos 90+3.
Em Reiquiavique, já com o final da temporada a pesar em alguns jogadores, Portugal sentiu muitas dificuldades perante a Islândia e, quando tudo parecia apontar para um nulo, Cristiano Ronaldo garantiu o 1-0, aos 89 minutos, no jogo em cumpriu a histórica marca de 200 jogos pela seleção portuguesa,
O Eslováquia-Portugal está agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Nacional, em Bratislava, e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.
Comentários