Cristiano Ronaldo será titular diante da Islândia na terça-feira, na 4.ª jornada do Grupo A de apuramento ao Euro2024. Quem o garantiu foi o selecionador Roberto Martinez, na antevisão do duelo com os nórdicos em Reiquiavique.

Ronaldo será titular no seu jogo 200? "Normalmente o jogador que faz a conferência de imprensa joga, mas eu nunca disse o onze inicial nem aos jogadores, mas amanhã será um jogo muito especial. O primeiro jogador que tem a possibilidade de fazer as 200 internacionalizações vai jogar."

200 jogos de Ronaldo na Seleção: "Quando chegas às 50 internacionalizações é uma espécie de recompensa pela tua carreira. Quando tens 100 internacionalizações é um momento icónico para a tua carreira e o Cristiano Ronaldo é agora o primeiro jogador a atingir as 200 internacionalizações. É um feito que reflete aquilo que tem sido a carreira de Cristiano Ronaldo, a forma como ele se mantém preparado, como segue ligado ao jogo. Merece, é muito difícil jogar jogos a este nível internacional. A competição é sempre muito elevada. O Cristiano Ronaldo já leva 20 anos pela equipa nacional de Portugal, é uma figura icónica do futebol. Estamos muito entusiasmados por ele."

Espera novidades na Islândia com o novo selecionador? "É difícil porque os jogadores são os mesmos. Conheço a Islândia muito bem porque jogámos duas partidas aqui. É uma equipa muito equilibrada, defensivamente agressiva e organizada. Teremos de fazer um bom jogo. O balneário atravessa um bom momento e tenho sensações muito positivas depois do jogo com a Bósnia."

Com menos de 72 horas entre os dois jogos, irá fazer mexidas? "Todos os jogadores trabalharam muito bem, estamos muito contentes com o trabalho de todos durante o estágio. A nossa intenção não é trocar ou fazer várias alterações só por fazer. Mas o jogo contra a Bósnia foi intenso e nós temos dois jogadores por posição. Todos os jogadores estão à disposição, depois do treino que irei decidir quem joga. Acho que em todos os jogos internacionais, a equipa da casa tem o ritmo da partida, mas será importante que Portugal jogue o seu jogo. A Islândia é uma equipa muito competitiva e que nós respeitamos muito. Eles são muito bons."

Ter um bom ambiente no balneário é muito importante? "É tudo muito importante. O espírito do balneário, os nossos valores enquanto pessoas que têm orgulho de jogar por Portugal, é muito forte. Depois, as questões táticas também são importantes. Contra a Bósnia vi uma equipa que teve uma performance espetacular sem bola, mas precisamos de continuar a crescer. O espírito no balneário é muito bom."

Ausência de Gonçalo Ramos: "O Gonçalo Ramos é um jogador muito importante e diferente de outros jogadores. Teve uma época de muito sucesso, muito exigente e agora precisa de descansar bem e preparar a próxima época. É o presente e o futuro de Portugal."

Importância do guarda-redes e da defesa no jogo de Portugal: "É importante uma equipa ter um bom ataque mas se não estiver uma boa defesa não pode ganhar os jogos. Rui Patrício fez duas partidas boas no estágio de março, mas é bom também ver o nível de Diogo Costa a nível internacional. Fez uma defesa espetacular contra a Bósnia e os centrais tiveram um jogo duro porque tiveram muitas bolas de jogo mais direto. Uma equipa não pode ganhar só com a qualidade individual. Temos de ter equilíbrio e a atitude foi muito importante."

Vencer deixa Portugal mais perto do apuramento: "Queremos ir passo a passo, é importante preparar bem o jogo. Estou muito contente com o período de preparação porque o mês de junho é importante do ponto de vista de preparação do jogador. Como equipa, temos uma capacidade técnica muito elevada, precisamos de jogar juntos para elevar ainda mais essa capacidade. Respeitamos muito a Islândia, tem um jogo agressivo e qualidade para fazer golos de forma rápida. É, sem dúvida, uma equipa diferente das outras que defrontámos."

O Islândia-Portugal, da quarta jornada do Grupo J de qualificação para o Euro2024, está agendado para as 19:45 (18:45 horas locais) e terá arbitragem do alemão Daniel Siebert.

A equipa das ‘quinas’ lidera o grupo com nove pontos, seguida da Eslováquia, que tem sete, e do Luxemburgo, terceiro, com quatro. Bósnia e Islândia seguem com três, nos quarto e quinto lugares, respetivamente, enquanto o Liechtenstein é último, sem pontos.

Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.